O Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Caahs/S) está treinando alunos da rede básica de ensino para o Torneio Juvenil de Robótica, que ocorrerá nesta quinta-feira, 24, das 8h às 18h, na III Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), no monumento do Marco Zero do Equador.
Trabalhando há um mês nos projetos para a competição, alunos como Adriel Ribeiro, do 6° ano da Escola Estadual Antônio Messias, treinam a montagem dos robôs com o Lego Mindstore EV3: brinquedo inteligente que contém blocos de construção tradicionais da marca, porém, adaptados para um processo programável, na construção de robôs.
Os alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino programam os robôs para competir em quatro modalidades que serão apresentadas na feira: cabo de guerra, sumô, simulação de resgate e dança. Todos os blocos do programa são construídos nesse treinamento, já que os alunos não interagem com os robôs no torneio.
Serão avaliados critérios como resistência dos robôs e cumprimento das programações. O primeiro lugar representará o Amapá no Campeonato Nacional Juvenil de Robótica, em São Paulo, com data a ser marcada. Contudo, todos os 47 grupos ganharão medalhas e prêmios pela participação, com o total de 165 alunos inscritos, de vários municípios do Amapá, além do Estado do Pará.
Segundo um dos coordenadores do treinamento, o professor de física Edvan Ribeiro, a aprendizagem da robótica incentiva não só os alunos, mas, também as escolas a abraçarem a ideia, como ferramenta pedagógica inovadora.
Além da oficina de robótica, o Caah/S promove cursos de matemática, dança, artes cênicas, produção textual, leitura, dentre outros, para alunos que possuem altas habilidades identificados pelo Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Deixe seu comentário
Publicidade