Cidades

Amapá confirma cinco casos da variante Delta em tripulantes do navio Mandarin Dalian

Informação foi dada na tarde deste sábado (21) pelo governador do Amapá, Waldez Góes.


Foto: Águia Drone/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

O Governo do Amapá confirmou na tarde deste sábado (21) que cinco casos da variante Delta do novo coronavírus foram registrados em tripulantes do navio estrangeiro Mandarin Dalian, que está fundiado na orla de Macapá desde o dia 30 de julho, quando chegou da cidade de Gana, na África Ocidental.

 

“Recebi a confirmação do Lacen que o sequenciamento genético feito pelo Instituto Evandro Chagas, das amostras de cinco tripulantes do navio Mandarin Dalian, de bandeira liberiana, confirmou a contaminação desses estrangeiros com a variante Delta”, anunciou nas redes sociais o governador Waldez Góes.

O Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, é quem está analisando as amostras dos tripulantes do Mandarin Dalian e de outro navio estrangeiro que também está fundiado na orla da capital após registrar casos de Covid-19 e até mesmo um óbito.

 

“Estamos notificando a Anvisa, para que seja criteriosa no cumprimento de suas competências no controle mais rigoroso da entrada de navios e tripulantes no nosso Estado, e tomando medidas para regular de forma clara os procedimentos relacionados a esses casos”, garantiu o governador.

 

O governo estadual informou ainda que está tomando todas as medidas necessárias com as equipes da Vigilância Sanitária para intensificar o rastreamento de novos casos.

 

Casos

O Mandarin Dalian tem tripulação formada por 21 estrangeiros, sendo que 18 estão sendo monitorados após testarem positivo para a Covid. Destes, cinco estão com a variante Delta.

 

Outro navio que também registrou casos da doença e está fundiado na orla da cidade desde 16 de agosto é o Seabiscuit, com tripulação filipina. Neste, oito casos foram detectados pelas equipes de saúde do estado, sendo que um tripulante faleceu ainda no navio no dia 16.


Deixe seu comentário


Publicidade