Amapá e Guiana Francesa discutem prevenção da sífilis e tuberculose
Em 2014 foram notificados 61 novos casos de pessoas com tuberculose na Guiana Francesa.
A tarde desta terça-feira, 22, segundo dia da ação franco-brasileira Saúde na Fronteira, foi marcada pela troca de experiências e integração entre profissionais de saúde dos dois países, no que se refere à atualização das ações básicas de controle da tuberculose e do manejo clinico da sífilis. Mais de 50 pessoas entre acadêmicos de enfermagem e de medicina e profissionais de saúde participaram das oficinas para discutir sobre o assunto.
Durante a apresentação das informações por profissionais do Brasil e da França foi possível trocar experiências e conversar sobre como cada país realiza o tratamento da tuberculose e o acompanhamento dos pacientes.
Para a enfermeira Karla Matos, especialista em pneumologia sanitária da Coordenação Estadual de Tuberculose, a troca de informações é importante dada a proximidade entre as duas cidades. “Assim como circulam pacientes franceses em tratamento aqui no Oiapoque, em Saint Georges circulam brasileiros em tratamento. Então, é importante sabermos os procedimentos em ambos os lados para que possamos absorver as experiências bem sucedidas no fortalecimento do processo de tratamento”, ressaltou.
Segundo informações traçadas no perfil epidemiológico dos dois países, repassado por profissionais durante o primeiro dia de discussão, em 2014 foram notificados 61 novos casos de pessoas com tuberculose na Guiana Francesa. No Amapá, os dados apontam um total de 173 casos notificados, com predominância nas áreas indígenas.
Deixe seu comentário
Publicidade