Amapá e Guiana Francesa estreitam laços com 3º Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira
Evento binacional realiza intercâmbio cultural e pedagógico, por meio da imersão na língua portuguesa e nas práticas educacionais
O intercâmbio linguístico e cultural entre a Guiana Francesa e o Amapá se fortaleceu com o 3º Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira (PLE), promovido pelo Governo do Estado. O encerramento das atividades pedagógicas com os educadores guianenses ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), nesta quinta-feira, 14, em Macapá.
Durante os dias de intercâmbio, os participantes vivenciaram uma imersão completa, com palestras, oficinas, minicursos e visitas para conhecer a metodologia de ensino das escolas públicas do estado, além de passeios turísticos e culturais.
Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Relações Internacionais e Educação, Jaqueline Reis, o estágio é uma continuidade do Protocolo de Acordo firmado em 2008 e reafirmado em 2024, visando a formação continuada de educadores e o intercâmbio cultural entre Amapá e Guiana.
“Esta terceira edição foi planejada com uma série de atividades para proporcionar uma formação didático-pedagógica e cultural. Realizamos oficinas, minicursos, mesas-redondas, além de visitas a escolas e ao Centro Cultural Franco-Amapaense, para que os professores tivessem uma experiência completa”, destaca Jaqueline.
O próximo passo será o envio de 25 professores amapaenses à Guiana, em 2025, para um estágio de formação similar, reforçando os laços de cooperação educacional entre as regiões.
Professora de português do ensino médio do Liceu Melkior Garré, na Guiana Francesa, Carolina Roger comentou suas experiências sobre o intercâmbio e disse que aplicará o que aprendeu no Amapá em suas aulas.
“Observei como os professores aqui usam a cultura amapaense no ensino, o que é muito enriquecedor. Aprender sobre a cultura local ajuda os alunos a entenderem suas origens, e essa abordagem é algo que pretendo implementar na minha sala de aula. No nosso sistema, que é muito centrado na cultura francesa, adotar essa metodologia cultural permitirá uma conexão maior dos estudantes com o aprendizado”, explica Carolina.
Doutores e especialistas em linguística da Universidade Estadual e da Universidade Federal do Amapá também participaram, contribuindo para o aprendizado dos estrangeiros através das oficinas e cursos oferecidos na programação.
Nesta sexta-feira, 15, o dia será de turismo e lazer, com um jantar de confraternização na orla da Fazendinha, em Macapá, para celebrar os momentos de aprendizado e troca vivenciados ao longo da semana.
O 3º Estágio Amazônico de PLE reuniu 25 professores e técnicos educacionais da Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica para uma experiência intensiva em língua portuguesa e práticas educacionais do Amapá. O evento é fruto da parceria entre o Governo do Amapá e a Região Acadêmica da Guiana.
Deixe seu comentário
Publicidade