Cidades

Amapá integra discussão internacional sobre segurança no trânsito

Em Brasília


Profissionais do Grupo de Atividade e Monitoramento de Agravos Externos (Gamafe), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), estão participando da II Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, em Brasília, evento promovido pelo governo federal e pela instituição Road SafetyBrazil. O evento começou última terça-feira e encerra nesta quinta-feira, 19.

O objetivo da Conferência é organizar propostas para cumprir o tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado de “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, que envolve 150 países, incluindo o Brasil, num esforço conjunto para a redução em 50% dos acidentes de trânsito no mundo até 2020.

Entre as intenções da conferência estão: fortalecer o gerenciamento da segurança no trânsito e aprimorar a legislação e a fiscalização, assim como promover ações para requerer vias mais seguras e o uso de meios de transporte sustentáveis. Além de recomendar ações para proteger os usuários vulneráveis das vias; promover o uso de veículos mais seguros; aumentar a conscientização e desenvolver as capacidades dos usuários; melhorar a resposta pós-acidente e serviços de reabilitação; e fortalecer a cooperação e a coordenação para a segurança no trânsito global.

“Nossa participação é para fortalecer as ações do projeto Vida no Trânsito no Amapá. Estamos nesta conferência com o objetivo de reduzir as mortes e lesões graves e promover a paz no trânsito. Os dados são importantes para conhecer o perfil dos acidentes e das vítimas e subsidiar as ações através da intersetorialidade, sejam elas educativas ou repressivas”, explicou Cristiane Monteiro, técnica do Gamafe.

O Gamafe é responsável pela consolidação dos dados dos atendimentos aos acidentes e vítimas de trânsito realizados pelos órgãos e entidades parceiras que compõem o Observatório do Trânsito em Macapá como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), dentre outros.


Deixe seu comentário


Publicidade