Amapá lidera Região Norte com 41% de mulheres em cargos públicos no Governo do Estado
Pesquisa foi divulgada com dados coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024. Atualmente, das 66 pastas que compõem a estrutura da gestão estadual, 19 são lideradas por mulheres
Uma pesquisa inédita divulgada pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas revelou na quinta-feira, 2, com dados coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024, que o Amapá apresenta uma das maiores participações femininas em cargos públicos estaduais do Brasil e o maior percentual da Região Norte, com 41% do total.
O estudo também apontou que as mulheres à frente dessas pastas possuem alta qualificação e sólida experiência no setor público. Elas estão distribuídas em áreas estratégicas como políticas sociais, economia, infraestrutura e administração central, refletindo a diversidade e a complexidade de suas atuações. Atualmente, das 66 pastas que compõem a estrutura da gestão estadual, 19 são lideradas por mulheres.
A secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene, destacou o compromisso do Governo do Amapá em promover a igualdade de gênero e a valorização feminina nos espaços de decisão. Para ela, a forte presença de mulheres na gestão pública reflete a busca por uma administração mais inclusiva e eficaz, com foco na sensibilidade e na pluralidade das políticas públicas.
“Tenho imenso orgulho de integrar um Governo que valoriza a presença feminina em postos de poder, reconhecendo a mulher como peça central na formulação de políticas públicas mais sensíveis e eficazes. A mulher no comando traz riqueza e força para a gestão”, afirmou Ana.
Entre as líderes também está Syntia Lamarão, secretária de Estado do Turismo, que falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres para alcançar e se manter em posições de poder. Ela também destacou a importância de ter mais mulheres em cargos públicos para promover uma gestão mais diversa e eficiente.
“Ainda enfrentamos muitos obstáculos, como o preconceito e a desvalorização da nossa capacidade, mesmo quando somos altamente qualificadas. É uma luta diária para provar que merecemos estar onde estamos. A presença feminina não é só uma questão de representatividade, mas de resultado. Mulheres trazem perspectivas diferentes e enriquecedoras, fundamentais para a construção de políticas públicas mais completas e humanas”, destacou a secretária de Turismo.
Confira as secretárias e diretoras do Estado:
- Adriana Stephanie Amoras Ramos: Secretária de Políticas para Mulheres
- Ana Girlene Dias de Oliveira: secretária de Estado da Comunicação
- Ane Marques: secretária de Estado de Assuntos da Transposição
- Cibely Francely Costa Peixoto: secretária de Estado do Desporto e Lazer
- Cinthya Noemia Mendes Gomes: secretária de Estado da Administração
- Clícia Vieira Di Miceli: secretária de Estado da Cultura
- Creuzete Almeida: diretora-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá
- Gisela Cezimbra: diretora-presidente da Fundação de Saúde Amapaense
- Josilana Santos: diretora-presidente da Fundação Marabaixo
- Julia Sousa Conde: diretora-presidente da Escola de Administração Pública
- Kátia Paulino: reitora da Universidade Estadual do Amapá
- Laudenice Monteiro: secretária do Bem-Estar Animal
- Lilian Monteiro: Diretora-presidente da Rádio Difusora
- Mônica Dias: secretária de Estado da Habitação
- Nair Mota Dias: secretária de Estado da Saúde
- Renata Apóstolo: diretora-geral do Super Fácil
- Sandra Casimiro: secretária de Estado da Educação
- Sônia Jeanjacque: secretária de Políticas para os Povos Indígenas
- Taísa Mendonça: secretária de Estado do Meio Ambiente
Deixe seu comentário
Publicidade