Amapá participa da maior feira tecnológica da América do Sul
Jovens cientistas de Macapá representarão o estado na Mostratec, evento internacional que reúne pesquisadores de 19 países
Estudantes do Amapá estarão presentes na próxima edição da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Duas pesquisas feitas por alunos da capital Macapá serão apresentadas na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e terá a presença de representantes de 19 países.
Implantação de uma bebida de soja como alimento funcional no cardápio alimentar da merenda escolar de escolas públicas em Macapá-AP é o projeto das alunas Lídia da Silva Teixeira e Raicleia Contadini Sampaio, do Instituto Federal do Amapá – IFAP. O projeto, orientado pelos professores Gilvanete Maria Ferreira e Robson Silvestre da Conceição, busca trazer bebidas derivadas de soja para os alunos das escolas públicas da capital amapaense.
Da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino foi elaborado o projeto O etnoturismo no Quilombo do Curiaú: uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico sustentável. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Arthur Roberto dos Santos, Bárbara da Costa Amoras e Reylane Pessoa Cruz, e orientada pela professora Mikaela Moreno Vasconcelos Araujo. O trabalho consiste em incentivar o etnoturismo para a região do Quilombo do Curiaú, localizado em Macapá, como forma de desenvolver socioeconomicamente a comunidade quilombola, valorizando a região e seu patrimônio natural e cultural.
A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental.
Os países que estarão presentes no evento são: Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca.
Deixe seu comentário
Publicidade