A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, juntamente com líderes e secretários estaduais dos principais estados atingidos pela malária, vão discutir e traçar estratégias técnicas e globais para eliminação da doença. O evento que é de iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) acontecerá na capital federal e será um momento importante de discussão e investimentos para vencer a malária no Brasil até 2030.
De acordo com secretária Renilda Costa, a participação do Estado do Amapá no evento, é primordial e oportuno. “O encontro é salutar, uma vez que vai discutir meios de controle mais eficazes para prevenção da doença no âmbito nacional e mundial”, observou Renilda.
Atualmente, o Amapá é o Estado da região amazônica que mais apresenta aumento no número de casos em 2015 segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (SIVEP/MS). Até o dia 15 de outubro foram contabilizados 8.579 casos.
Segundo a OMS, o investimento e ações coletivas são necessários para atingir a meta de redução global da incidência de casos e mortes por malária em 90% até 2030 – comparado a 2015 – eliminando a doença em 35 países. Além do Amapá, Estados como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, também irão participar do evento.
Deixe seu comentário
Publicidade