Cidades

Amapá recebe militares americanos para exercício combinado

Core 23, operação conjunta dos exércitos dos Estados Unidos e do Brasil, visa troca de conhecimentos operacionais bélicos


 

Wallace Fonseca
Estagiário

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6, a cerimônia de abertura da segunda fase da Operação ‘Core 23’, que recebeu 240 militares americanos, na 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Os exercícios operacionais serão realizados nas cidades de Macapá, Ferreira Gomes e Oiapoque, no Amapá, até dia 16 de novembro.

Na cerimônia estavam presentes lideranças das forças de segurança do estado, como da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, além do governador Clécio Luís. Na abertura, militares brasileiros e americanos posaram em grupos separados por nacionalidade, lado a lado, junto também com veículos bélicos.

O general Veiga, comandante da 23ª Brigada Infantaria de Selva, sediada em Marabá, informou que a ação combinada é uma grande oportunidade de intercâmbio, e que não é feita somente com o Exército americano, mas também de outros países, da America do sul, Europa e África. “Trouxemos os americanos para cá para conhecerem nosso soldado amazônico, e com certeza vão levar muitos ensinamentos”, disse o general.

O coronel texano Kerals, presente na operação, falou, em inglês, da importância da integração entre as “nações amigas”: “Trabalhar com o Exército brasileiro foi uma oportunidade fantástica para construir interoperabilidade entre forças dos dois países; brasileiros são fenomenais, bem treinados, têm muitos recursos e são bem liderados, é uma oportunidade de trabalhar com um parceiro de alto nível”, destacou.

 

O período de 7 a 16 do presente mês, nos municípios de Ferreira Gomes, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte, serão realizadas ações de assalto aeromóvel com utilização de helicóptero do Exército Brasileiro e operações em ambiente de selva. A cerimônia de encerramento da Core 23 está marcada para 16 de novembro, no Oiapoque, na Companhia Especial de Fronteira, a CEF.

 

A Core 23 é resultado do programa de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. Os exercícios funcionam como partilha de experiências e troca de conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando ampliar a interoperabilidade entre os exércitos e desenvolver a doutrina militar terrestre.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade