Cidades

Amapá Sem Fome: 500 famílias em vulnerabilidade alimentar são atendidas no bairro Perpétuo Socorro

Ação conta com recursos destinados por emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela deputada federal Aline Gurgel


 

Em mais uma ação contra a insegurança alimentar, o Governo do Amapá atendeu na quinta-feira, 27, mais 500 famílias com kits de alimentos. A ação integra o programa Amapá Sem Fome e a política nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

 

A ação conta com recursos destinados por emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela deputada federal Aline Gurgel. O maior programa de segurança alimentar da Região Norte é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), com o Conselho de Segurança Alimentar e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Segundo o secretário da Assistencial Social do Amapá, Hugo Paranhos, o Estado conseguiu reduzir, no primeiro quadrimestre de 2025, em mais de 14% o índice de insegurança alimentar.

 

 

“Estamos trabalhando para combater a insegurança alimentar no estado, saímos de 47,8% em 2022, para 33% em 2023 e hoje reduzimos em mais 14%, o que nos motiva ainda mais em atender e chegar com essa política pública em quem mais precisa”, destacou Paranhos.

 

O programa atua na implementação de políticas públicas efetivas para reduzir a insegurança alimentar no estado. São oferecidos kits às famílias com sete itens básicos de alimentação, além de itens exclusivos para a primeira infância.

 

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Amapá, Aldineia Brazão, o programa leva mais cidadania aos beneficiários.

 

“Esse é um programa de extrema importância, nós temos acompanhado de perto, só hoje foram disponibilizados 16 toneladas de kits de alimentos para 500 famílias, a gente sabe que a segurança alimentar é super importante na vida das pessoas o que reflete na saúde, na educação e diversas áreas da vida”, explicou a presidente.

 

O estado apresenta estratégias para garantir alimentação a população vulnerável, através do programa Amapá Sem Fome, que atende, prioritariamente, mais de 13% da população que possuem uma ou nenhuma refeição diária.

 

Além disso, o Amapá tem alcançado a população em vulnerabilidade com o Acolher Amapá, que auxilia emergencialmente famílias em situações de crises extremas. Com o fortalecimento de ações conjuntas e direcionadas, está sendo possível garantir segurança alimentar e manutenção da renda das famílias do estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade