Cidades

Amapá tem apenas um curso de Direito recomendado pela OAB nacional

Faculdades recomendadas são certificadas com o “Selo OAB” de qualidade, baseado em resultados dos alunos e diretrizes curriculares


 

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto. Indispensável à administração da Justiça, conforme preconiza a Constituição Federal, a advocacia é construída sob o alicerce do ensino de qualidade.

 

Segundo a OAB, os estados com mais cursos Jurídicos recomendados pelo “Selo OAB de Qualidade” são Minas Gerais (25), São Paulo (20), Rio de Janeiro (19), seguidos por Bahia e Paraná, cada um com 17 cursos.

Por outro lado, os estados com menos cursos recomendados são Roraima e Amazonas, ambos com dois cursos, Alagoas, também com dois cursos, e Sergipe e Amapá, ambos com apenas um curso recomendado. O curso recomendado do estado é o da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A informação está no site migalhas.com.br.

 

Selo OAB

Em 2024 a Ordem lançou a 8ª edição do “OAB recomenda”, reconhecendo cursos de Direito do Brasil que contribuem diretamente para a formação de advogados preparados para enfrentar desafios do sistema jurídico brasileiro.

 

Segundo Felipe Sarmento Cordeiro, conselheiro Federal da OAB/AP, o selo de qualidade da OAB surgiu da necessidade de avaliar a saúde dos cursos jurídicos no Brasil.

 

“Assim como um médico verifica diversos sintomas para chegar a um diagnóstico, a OAB, a partir de dados concretos, analisa quais cursos possuem indicadores satisfatórios e quais precisam de atenção.”

 

Gina Carla Sarkis Romeiro, presidente da comissão nacional de educação jurídica do CFOAB, ressalta que a avaliação dos cursos jurídicos é essencial para garantir a qualidade do ensino oferecido.

 

Ele é concedido após uma rigorosa avaliação que considera o desempenho dos alunos no Exame de Ordem, os índices oficiais do Ministério da Educação (ENADE) e o desempenho das instituições de ensino, incluindo normativas e diretrizes curriculares.

 

Para as instituições de ensino, o selo representa um reconhecimento de qualidade, garantindo credibilidade e competitividade no mercado educacional. Para os estudantes, assegura que o curso escolhido possui indicadores positivos validados pela principal entidade de representação da classe jurídica no país.

 

“O Selo OAB de Qualidade simboliza um reconhecimento para as instituições que se destacam pelos altos padrões de qualidade e resultados positivos nas avaliações oficiais do Ministério da Educação e Exame de Ordem Unificado”, conclui Celso Barros Coelho Neto, presidente do conselho seccional da OAB/PI.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade