Amapá terá congresso com todos os coordenadores de defesa civil do país
Evento, com tema ‘Mudanças climáticas e eventos extremos’, servirá para troca de experiências e estratégias acerca de ocorrências naturais surpreendentes
Douglas Lima
Editor
Com o tema ‘Mudanças climáticas e eventos extremos’, o governo do estado realizará nos próximos dias 12 e 13, no auditório da Justiça Federal, na zona norte de Macapá, o I Congresso Estadual de Defesa Civil.
“O Congresso será um marco no nosso Sistema de Defesa Civil”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo, na manhã deste sábado, 10, no programa Togas e Becas (Diário FM 90,9).
O evento terá a presença de todos os coordenadores de defesa civil do país para troca de experiências e estratégias acerca dos eventos climáticos surpreendentes que têm ocorrido no Brasil e no mundo. O governador Clécio Luís e o ministro da integração e desenvolvimento regional, Waldez Góes, também estarão presentes.
No programa, coronel Veríssimo lembrou da grande estiagem ocorrida ano passado no Amapá e em parte da Amazônia, e também da enchente fora do comum, no Rio Grande do Sul.
O militar recordou que o Corpo de Bombeiros enviou equipes para atuar no estado sulista, ajudando em resgate de pessoas afetadas pela cheia, inclusive com participação efetiva no resgate e transporte de volta para o Amapá de pacientes que estavam lá para tratamento fora de domicílio.
Diante da previsão de que a estiagem deste ano no Amapá será maior do que a do ano passado, o coronel Veríssimo revelou o que já está sendo feito para prevenir e combater as situações que porventura serão provocadas pelo fenômeno natural.
Desde 1 de agosto já ocorre a ação Amapá Verde integrada aos Protetores do Bioma, do governo federal. O corpo de Bombeiros distribuiu militares em 11 bases, no interior do estado.
Em setembro serão formados, com apoio da Força Nacional, 40 militares em instrução de nivelamento para incêndios florestais. Eles serão colocados em campo, reforçando as equipes que já estão no interior.
Veríssimo acrescentou que o Corpo de Bombeiros e a Sema lançaram edital para formação de brigadistas ligados aos guarda-parques do estado.
“Estamos com força muito maior do que no ano passado, para esse enfrentamento”, ilustrou o coronel bombeiro.
O I Congresso Estadual de Defesa Civil, realização do governo do estado, está sendo organizado pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá em parceria com o Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil.
Deixe seu comentário
Publicidade