Cidades

Amapá vive início da segunda onda da Covid, confirma SVS

De acordo com o relatório da semana epidemiológica 01/2021, cinco municípios estão no risco moderado e 11 estão no risco alto.


Railana Pantoja

Da Redação

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/AP) confirmou na manhã desta sexta-feira (15) que o Amapá vive o início da segunda onda do novo coronavírus.

“Em novembro tivemos 6.950 casos; em dezembro, 9.070 confirmados; e em janeiro, até esses últimos dias, temos 2.475 casos. Temos uma crescente importante no aumento do número de casos, de internações, seja em leito clínico ou UTI nas redes pública e privada, e, o que mais choca, é o crescimento de óbitos por mês. Em dezembro perdemos 103 vidas, em novembro foram 65, em outubro foram 28, e em janeiro, até agora, perdemos 31 vidas. Nossa equipe avaliou todos os indicadores e eles mostram que estamos no início da segunda onda do novo coronavírus”, confirmou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS/AP.

De acordo com o relatório da semana epidemiológica 01/2021, o Amapá tem cinco municípios em risco moderado e 11 em risco alto.

“Precisamos agora ter um bom diálogo com a população e o próximo decreto é justamente com esse foco. Não queremos repetir o que está acontecendo em Manaus. O que nos preocupa é que na primeira onda houve um padrão: Manaus, Belém e Macapá. E agora, na segunda onda, temos um agravante, que é a variante circulante em Manaus. Estamos avaliando se já temos essa cepa turbinando a segunda onda no Amapá”, finalizou Dorinaldo Malafaia.

Nesta quinta-feira (14), o Comitê de Saúde do Judiciário recomendou que o Governo do Amapá adote o lockdown como medida restritiva, visando evitar o colapso da saúde. De acordo com a SVS, um novo decreto sai ainda nesta sexta (15), já levando em consideração todos esses dados.


Deixe seu comentário


Publicidade