Cidades

Após manutenção, equipamentos do Hospital de Emergência voltam

Cirurgias ortopédicas já estão sendo realizadas



 

As cirurgias ortopédicas voltaram a ser realizadas no Hospital de Emergência (HE), depois da manutenção feita no intensificador de imagem, aparelho que converte uma figura de baixa intensidade em uma imagem minimizada de alta intensidade de brilho, tornando o trabalho do médico mais eficiente. Além desse equipamentos, outros, do HE e do Hospital de Clínicas Alberto Lima, passaram por manutenção e já estão em funcionamento.

“Os procedimentos cirúrgicos ortopédicos estavam sendo realizados somente no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) por conta da falta deste equipamento, que nunca tinha passado por manutenção”, disse Weslley do Carmo, chefe da Coordenadoria de Apoio de Diagnóstico e Terapêutica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Outro aparelho que voltou a funcionar no HE foi o raio X fixo. Porém, os exames não foram suspensos. Os técnicos responsáveis pelo setor estavam trabalhando com dois aparelhos móveis, que são projetados para realizar o procedimento no leito do paciente, quando este não pode se deslocar.

“Recebemos este aparelho com a ampola de raios X quebrada, que é a parte mais cara do equipamento. Esta peça foi reposta e já está em pleno funcionamento, o que significa redução da demanda reprimida do hospital”, argumentou o coordenador.

No Hospital de Clínicas, o aparelho de raio X, que ficou parado nos últimos meses de 2014, está em pleno funcionamento desde janeiro deste ano. O serviço de raio X no HCAL, segundo Weslley, atende as demandas ambulatoriais de todo o Amapá e das ilhas do Pará. “Atendemos também outras unidades, como os serviços de alta complexidade, a UTI e a nefrologia”.


Deixe seu comentário


Publicidade