Cidades

Asfalto poderá ser reforçado com brita na pavimentação final da BR-156, trecho norte

Assunto, suscitado na Assembleia Legislativa, chegou ao senador Randolfe e agora Dnit já estuda possibilidade


 

O trecho norte da BR-156, que falta ser pavimentado, pode receber o serviço com utilização de brita, reforçando o asfalto, partindo de Macapá a Calçoene, município onde até agora há pavimentação.

 

O assunto foi comentado no início da noite desta quinta-feira, 17, no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9), pelo deputado estadual Júnior Favacho e o presidente da Agência Amapá, Jurandil Juarez, além do secretário estadual de transportes, Valdinei Amanajás, e o engenheiro Albério Marques, da Setrap.

 

A origem da possibilidade da BR-156, trecho Calçoene-Oiapoque, vir a ter solo com brita, deu-se em pronunciamento do deputado Júnior Favacho, na Assembleia Legislativa, terça-feira, 15, sugerindo a utilização do material na pavimentação da rodovia. O secretário Valdinei, no rádio, manifestou apoio à ideia.

 

No programa, pelo telefone, o parlamentar informou que ao tomar conhecimento da sugestão, o senador Randolfe Rodrigues acionou o vereador licenciado, André Lima, hoje com cargo no Dnit, para fazer levantamentos e estudos quanto à incremento no trecho final norte da BR-156.

 

 

Jurandil Juarez interveio, lembrando de uma comitiva amapaense à Guiana Francesa, da qual ele participou, entre outros, com André Lima, quando viram o trecho Saint George-Caiena recebendo solo com brita. O engenheiro Albério registrou que a pavimentação com brita pode ser feita em qualquer época do ano, por ser resistente à chuva. E que quanto à durabilidade da obra, passa muito mais tempo do que somente com o asfalto.

 

Júnior Favacho mostrou que usar asfalto no trecho Calçoene-Oiapoque é uma temeridade, em razão de na região chover muito. “Com uso de asfalto, por causa das chuvas, ali só se trabalha quatro meses no ano, e fica oito parado. Com a brita é diferente, pode-se trabalhar sob o sol e na chuva”, concluiu o deputado.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade