Atenção primária é fundamental em casos de tuberculose, atenta pneumologista
Dr. Paulo Danilo Picanço alerta que apesar da evolução da medicina ainda não existe alternativa melhor do que o diagnóstico precoce para saúde do paciente

Douglas Lima
Editor
No Dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose, o programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) ouviu o pneumologista Paulo Danilo Picanço, que entre outras coisas falou sobre como a medicina tratou a doença ao longo dos anos.
O médico informou que enfermidade ainda é perigosa, mas que já não carrega tantos estigmas como antigamente. “Já não existe, por exemplo, todo aquele isolamento do paciente”, atentou. Atualmente, segundo o especialista, o diagnóstico é mais rápido e já existem tratamentos adequados para os graus da tuberculose.
Sobre a origem da tuberculose, Paulo Danilo Picanço falou que vem da microbactéria tuberculosis, e que o Brasil se destaca entre os países que pesquisam sobre a doença. Por fim, o especialista reforçou que mesmo com a evolução da medicina, o diagnóstico nos estágios iniciais da doença são importantes para a possibilidade de cura para o paciente.
“Ainda não existe vacina para o estado grave da doença, somente uma preventiva para as crianças. É importante evitar a automedicação, e buscar atenção primária, ao perceber que se pode estar com tuberculose”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade