Cidades

Aumento número de pacientes com infecção bacteriana no Hcal

MÉDICO RECLAMA DA FALTA DE ANTIBIÓTICOS


Um ofício com data de 12 de outubro, assinado pelo médico ortopedista Joel Brito Coelho, coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), revela aumento no número de casos de pacientes internados na clínica com infecção bacteriana multirresistente a antibióticos.

No mesmo documento, encaminhado à médica Cynthia Dias Martins Chaves, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HCAL, o médico Joel Brito relata que a situação se agrava pela indisponibilidade de alguns antibióticos na farmácia do hospital. Ele ainda se refere ao grande número de pacientes pré e pós-operatórios também internados na mesma clínica, sem infecção.

Joel Brito encerra o ofício solicitando providências urgentes conforme protocolos vigentes, ressaltando o objetivo único de resguardar a integridade física e a saúde dos pacientes e servidores.

O médico não cita no ofício, mas durante o fim de semana foi divulgada a informação, não confirmada e nem desmentida pela secretaria, de que no HCAL teria uma enfermaria com mais de um paciente com a bactéria MRSA (sigla inglesa para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina).

Um estudo concluiu que 85% dos casos invasivos de MRSA estão associados com tratamentos de saúde. Pesquisas anteriores indicam que muitos hospitais e centros de saúde se tornaram locais propícios ao desenvolvimento de MRSA porque as bactérias poderiam ser transportadas de um paciente para outro, por médicos, enfermeiros e material não esterilizado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ainda não se manifestou sobre o ofício.

A reportagem do Diário do Amapá apurou que o fato relatado pelo médico Joel Brito já vem sendo investigado pelo Ministério Público do Estado (MP-AP). Existe a suspeita de que se queira tirar do hospital os pacientes internados que esperam cirurgia, oferecendo a eles a realização da cirurgia em hospital privado, que custaria entre dois e três mil reais.


Deixe seu comentário


Publicidade