Cidades

Avião do Governo do Estado será restaurado e exposto no novo espaço turístico de Macapá

Aeronave Bandeirantes foi utilizada em mais de 200 missões oficiais e esteve em serviço até 1994


 

Como parte da requalificação e implantação de novos espaços de turismo e cultura no “Parque Residência”, anunciado pelo governador Clécio Luís, a aeronave Bandeirantes, do Governo do Estado, será atração destaque no novo espaço de visitação de Macapá. A Residência Oficial será reestruturada para preservação e modernização do patrimônio público, conforme o Plano de Governo da gestão.

 

O avião bimotor Embraer EMB-110 esteve em operação até 1994 e foi utilizado em mais de 200 missões oficiais. Adquirida pelo governador do então Território Federal do Amapá, Aníbal Barcelos, e doada pelo Banco do Nordeste, em 1979, a aeronave será completamente reformada e ficará exposta onde hoje existe uma piscina.

 

Hoje chefe da Divisão de Transportes Aéreos da Secretaria de Estado de Transportes, Carlos Lima, de 71 anos, esteve presente nos primeiros voos do bimotor. Ele relata que o patrimônio realizou centenas de missões como entrega de vacinas, transporte de mantimentos para o interior e como UTI aérea.

 

 

“A história da aeronave se confunde com a do nosso Estado. Inúmeras vidas foram salvas graças a ela, conseguimos levar medicações para lugares de difícil e demorado acesso, transportes de pacientes em estado grave, além da oportunidade de ter sido concebido um nascimento em missão, com nosso finado comandante Floriano. Me emociono ao ver a valorização histórica tão importante para nós amapaenses”, destaca Lima.

 

Em seus 16 anos de operação, o Bandeirantes teve como ilustres passageiros os ex-gestores Aníbal Barcelos, Jorge Nova da Costa, José Lisboa Freire, Gilton Garcia e o antigo ministro do interior, Mário Andreazza. O gestor Jorge Nova da Costa adquiriu um segundo bandeirante, maior e mais moderno, que é utilizado até os tempos atuais pelo Governo do Estado.

 

 

Autor do último voo oficial, o comandante Vitor Santos, de 57 anos, relembra as ilustres missões realizadas com o Bandeirantes. Ele conta que iniciou na aviação aos 21 com a aeronave e revela estar feliz pelo avião ter uma nova função social, inspirando uma nova geração de pilotos.

 

 

“Essa requalificação é muito importante, quem sabe inspire uma criança que irá visitar, a ser um aviador e conhecer mais sobre essa profissão tão importante. Muitos dos aviões antigos acabam sendo sucateados e é gratificante saber que ele ainda terá função para a nossa população”, ressalta o comandante.

 

Parque Residência

A “Casa do Governador” será requalificada e transformada em um dos principais pontos turísticos da capital, como já ocorre em outros estados. A reestruturação é uma forma de preservar a história do imóvel e implantar estruturas mais modernas, com espaços para turismo e cultura. As obras serão realizadas em uma única etapa, sob coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com execução estimada para um ano.

 

 

Desenvolvimento turístico

A obra de reconstrução e requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá, que faz parte da orla do rio Amazonas, em Macapá, integra o planejamento de desenvolvimento turístico aliado ao empreendedorismo, iniciado pela gestão em 2023, com entregas como o novo Trapiche do Santa Inês e do Deck do Curiaú.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade