Base para drenagem do Complexo do Aturiá é compactada
Equipe de obras segue a todo vapor a finalização da etapa de drenagem
As frentes de trabalho do Governo do Amapá na obra do Complexo do Aturiá, no bairro Araxá, em Macapá, seguem com ritmo acelerado nos serviços de remoção de entulho, terraplanagem, topografia e compactação do solo. A etapa é primordial para que o local receba a instalação de manilhas, que drenam a passagem da água por baixo do solo.
Com a conclusão da compactação do solo e drenagem, a base estará pronta para avançar para a segunda etapa do serviço com a construção da via expressa, paisagismo e urbanismo com áreas de lazer. Os trabalhos atuais são executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), com término previsto para 60 dias.
“A drenagem já está sendo concluída, do eixo da pista até o rio Amazonas. É um serviço essencial para não haver problemas futuros na obra, devido a passagem de água corrente que vem do Canal do Jandiá, das chuvas e das casas que passam por aqui”, explica o topógrafo da obra, Jairo da Silva.
A segurança é um dos principais fatores que envolvem a obra. O avanço do rio Amazonas por anos prejudicou o solo e, se não cuidado, pode causar deslizamentos de terra. A preparação da base e instalação das manilhas ficam a cargo da equipe do mestre de obras, Fabrício Magno, que todos os dias direciona e acompanha o avanço do serviço de compactação.
“Estamos na parte final da compactação com camada de areia para o nivelamento da base, concreto e instalação das manilhas por onde a água vai escoar. O próximo passo já será a construção da via expressa e dos espaços turísticos do complexo”, reforçou Magno.
Para o aposentado Janary Amaral, de 62 anos, morador da orla do Aturiá, a obra vai melhorar a vida de todos. “A gente esperava essa obra há muito tempo e agora as máquinas não param aqui na frente é uma alegria ver essa melhoria na nossa cidade”, comemorou o idoso.
A obra da urbanização do Complexo do Aturiá, prevê a revitalização total da área com espaços de lazer e turismo com contemplação do Rio Amazonas. Esta etapa da obra é executada com investimentos de R$ 19 milhões de emendas do senador Davi Alcolumbre.
O projeto do Governo do Amapá integra um pacote de 140 obras, lançado em fevereiro, que vão transformar Macapá e impulsionar o desenvolvimento do estado.
Deixe seu comentário
Publicidade