Cidades

Brasil quer eleições na Venezuela ‘no menor prazo possível’, d

Governo busca ‘solução pacífica’ para crise no país vizinho, diz Mauro Vieira



 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo brasileiro está buscando “incansavelmente” uma solução para a crise política na Venezuela e disse estar insistido com o governo venezuelano na convocação de eleições parlamentares no país “no menor prazo possível”.

Vieira deu as declarações durante entrevista coletiva convocada pelo ministério em razão da visita ao Senado das mulheres de dois líderes oposicionistas presos na Venezuela. Senadores do PSDB criticaram a presidente Dilma Rousseff por não tê-las recebido. O ministro disse determinou ao chefe do Departamento da América do Sul do Itamaraty, Clemente Baena, que as receba.

Desde o ano passado, manifestações de opositores do regime chavista deixaram 43 mortos. Outras 89 pessoas, incluindo políticos da oposição e manifestantes, foram presas acusadas de incitar a violência nos protestos e de conspirar contra o governo de Nicolás Maduro.

Segundo Vieira, em reuniões que teve com o governo venezuelano, em março, ouviu das autoridades do país que as eleições seriam convocadas em um prazo “aproximado” de seis semanas “após cumpridos os pré-requisitos legais exigidos pela legislação eleitoral venezuelana”.

A reunião à qual o ministro se referiu foi realizada no último dia 6 de março. “No contato que mantive anteontem com a chanceler Delcy Rodríguez, e hoje, voltei a insistir na realização da convocação, o mais pronto possível para dentro dos prazos, das eleições. Mas que essa convocação seja no menor prazo possível”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade