Cidades

Calçoene e Tartarugalzinho recebem mutirão de atendimento para regularização ambiental

Ação, que acontece a partir desta terça-feira, 2, busca incentivar o crescimento sustentável da agricultura familiar


 

A partir desta terça-feira, 2, moradores dos municípios de Calçoene e Tartarugalzinho receberão atendimentos para regularização de propriedades do campo. A ação, promovida pelo Governo do Amapá, busca fazer a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e está alinhada ao Plano de gestão, que incentiva o crescimento sustentável da agricultura familiar e garante linhas de créditos com descontos em financiamentos bancários.

 

Até o dia 5 de julho, o mutirão vai estar em Calçoene atendendo moradores dos distritos de Lourenço e Carnot. Nos dias 4 e 7, por meio de uma parceria com a caravana do Sebrae, uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fará a assistência em Tartarugalzinho. Nesta edição, a expectativa é de que cerca de 300 trabalhadores sejam atendidos.

 

As comunidades vão receber serviços de esclarecimentos de dúvida e inscrição do CAR, documento que permite financiamentos bancários e o recebimento de pagamentos pela conservação de vegetação nativa. Além disso, o mutirão levará informações sobre o projeto “Floresta + Amazônia”, que apoia pequenos produtores rurais com incentivos financeiros por meio do programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

 

 

A ação é coordenada pela Sema, em parceria com o Ministério do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa interinstitucional busca proporcionar aos produtores rurais acesso a esses serviços sem a necessidade de se deslocarem até Macapá, facilitando o processo de regularização e conservação ambiental. Este ano, o Governo do Estado promoveu quatro ações do segmento, que realizaram mais de 700 atendimentos destinados à famílias de agricultores.

 

“A ação do Governo do Estado integrada com parceiros tem como principal finalidade chegar até o produtor rural, levando atendimentos e benefícios aos agricultores comprometidos com a sustentabilidade. É uma iniciativa que promove geração de renda nas zonas rurais com desenvolvimento econômico, mas preservando o meio ambiente”, destaca a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

 

Atendimento

Durante os dias 2 e 3 de julho, técnicos ambientais da Sema estarão no distrito de Lourenço e os atendimentos serão realizados na Assembleia de Deus, no horário de 9h às 16h.

 

Nos dias 4 e 5, os serviços ocorrem de 9h às 16h em Carnot, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e em Calçoene, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os interessados devem comparecer aos locais munidos de RG, CPF, documentação do terreno (propriedade) e mapas do imóvel, se possuir.

 


Deixe seu comentário


Publicidade