Cidades

“Caminhada Rosa é lembrete de que prevenção é aliada contra o câncer de mama”, diz Mauro Secco

Presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá faz convite para evento e alerta que doença é a que mais mata mulheres no mundo


 

Douglas Lima
Editor

 

O mastologista e presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá, Mauro Secco, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta sexta-feira, 25, convidou a população para participar da Caminhada Rosa, a acontecer sábado, dia 26, em ruas da região central de Macapá

 

A Caminhada Rosa, que desde 2011 reforça a prevenção ao câncer de mama na capital amapaense e se consolidou como evento tradicional de outubro, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, sairá às 17h do Mercado Central para a praça Jaci Barata.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2024. A doença é a mais incidente entre as mulheres, mas, quando detectada em estágios iniciais, as chances de cura superam os 90%.

 

No programa, o doutor Mauro Secco registrou que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo todo, e também a que mais suscita a produção de trabalhos científicos, propiciando mudanças de diagnósticos e cirurgias menos agressivas. Porém, o mais importante, alertou, é a mulher fazer prevenção.

 

Secco disse que a prevenção primária, a do toque, do apalpar, é muito importante, chegando a também prevenir outras doenças. Há a prevenção através da mamografia, com idade a partir dos 40 anos. Obesidade, sedentarismo e consumo de álcool são as principais causas do câncer, alertou o especialista.

 

 

“A Caminhada Rosa é um lembrete de que a prevenção, o autocuidado e a informação são nossos principais aliados. Exames preventivos e acompanhamento regular podem salvar vidas”, destacou o médico Mauro Secco. O acontecimento por ele anunciado é realizado pela Oncoclínica, Climama – Clínica da Mama, Secco Jung Clínicas Integradas, Ijoma e IOM.

 


Deixe seu comentário


Publicidade