Cidades

Campanhas educativas reduzem casos de embriaguez ao volante

Relatório do Detran aponta queda de 50% das ocorrências no estado


O Departamento de Trânsito do Amapá (Detran-AP) divulgou o balanço das ações relacionadas à Lei Seca, restrito aos casos de embriaguez ao volante. O relatório aponta uma redução significativa nos registros. A comparação foi feita entre o primeiro semestre de 2015 e o mesmo período de 2014.
Os dados mostram que no primeiro semestre do ano passado, 918 motoristas foram autuados, por estarem dirigindo sob o efeito de álcool. Em 2015, foram autuados 426 condutores que estavam bêbados ao volante, o que representa uma queda de quase 50%. “Acho interessante o empenho do Detran e espero que as ações sejam continuas”, enfatizou o engenheiro florestal Leonardo Melo.

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-AP, Inácio Maciel, a redução de autuações por embriaguez é reflexo de inúmeras campanhas educativas, além de operações realizadas em todo o Estado: “Intensificamos as barreiras de trânsito de caráter educativo, principalmente, nos fins de semana. Atuamos no Maio Amarelo, Festa de São Tiago, em Mazagão, Macapá Verão. As ações mais intensas ocorreram nas rodovias estaduais e nas madrugadas. Com o número maior de operações nas ruas, os condutores se arriscam menos”.

A última campanha educativa ocorreu no Centro de Macapá, no dia 30 de julho, considerado o Dia Mundial de Combate à Violência no Trânsito. Durante a ação, os motoristas abordados receberam cartilhas educativas e mais de duzentos carros foram adesivados com a logomarca da Lei Seca, uma forma para divulgar ainda mais a importância de deixar o álcool longe dos volantes.

O diretor afirma ainda que, em paralelo à legislação que proíbe a combinação de álcool e direção, operações repressivas são realizadas com frequência nas vias do Amapá: “A nossa atuação é feita em conjunto com vários órgãos da Defesa Social, como a Polícia Militar, Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito, CTMac, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de outras instituições”.


Deixe seu comentário


Publicidade