Cidades
Candidatos têm poucos dias para se inscrever no Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começaram no dia 9 e vão até as 23h59min do dia 20 de maio.
Por isso, o Núcleo de Ensino Médio (NEM) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) alerta para que os estudantes que pretendem se submeter ao exame atentem para o prazo, sob pena de ficarem de fora da edição do Enem deste ano.
As inscrições são realizadas exclusivamente via internet, no portal do Inep, pelo endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. O exame será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição deverá ser paga até as 21h59min, do dia 25 de maio.
Com a nota do Enem os participantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a uma das vagas oferecidas em universidades federais e instituições de ensino superior participantes; pleitear financiamento de mensalidades de cursos superiores em
faculdades particulares por meio do Fies e obter bolsa de estudos em instituições privadas de ensino por meio do Prouni.
No Amapá, as provas serão aplicadas nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande, Santana, Tartarugalzinho e Amapá.
A gerente do NEM, Dina Melo, chama atenção para o ato da inscrição. O candidato precisa informar obrigatoriamente um endereço de e-mail válido, o número do CPF e RG. “Estamos no trabalho de orientação e motivação dos alunos para se inscreverem no Enem. Estamos disponibilizando os computadores dos laboratórios de informática das escolas, vamos organizar e aplicar provões com questões interdisciplinares”, enfatizou.
Hora do Enem
A novidade deste ano é o programa Hora do Enem, pensado para os estudantes concluintes do Ensino Médio que vão fazer o exame. O aluno terá acesso a programa de TV, fazer simulados on-line, acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores e baixar vídeos.
Os estudantes concluintes do Ensino Médio devem se cadastrar na plataforma oficial do programa geekiegames.geekie.com.br. Após cadastro no hotsite, o candidato poderá realizar quatro simulados on-line. A plataforma permitirá um diagnóstico e um plano de estudo individual.
O aluno terá a opção de fazer o simulado da sua casa, escola ou outro local, desde que tenha acesso à internet, usando computador, celular ou tablet. Os próximos simulados serão realizados nas seguintes datas: 25 de junho – 20 questões por área do conhecimento (80 no total), 13 de agosto – 45 questões por área do conhecimento (180 no total) e 8 e 9 de outubro – 45 questões por área do conhecimento (180 no total).
Com o resultado imediato do simulado, é possível o estudante compará-lo com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse para fazer a graduação. Este diagnóstico proporcionará ao aluno um plano individualizado de estudo e permitirá saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar a vaga desejada no Enem.
Deixe seu comentário
Publicidade