Cidades

Carnaval 2024: menores de cinco anos não podem participar da folia

Coordenador do Comissariado da Infância e da Juventude reforça que ambiente não é aconselhável aos pequenos; menores de 16 devem obrigatoriamente estar acompanhados de responsáveis


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

Os eventos de carnaval costumam reunir milhares de pessoas nas ruas, e durante a folia, o consumo de bebidas alcoólicas e outras coisas tornam o ambiente desaconselhável para crianças e adolescentes. Sobre o assunto, o coordenador do Comissariado da Infância e Juventude, Virgílio Vieira, alerta que menores de cinco anos não podem participar da festança.

 

Virgílio foi ouvido no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), onde salientou que além da proibição da presença de menores de cinco anos, os demais juvenis de até 16 anos devem estar acompanhados de seus pais. “Não é recomendado e não é permitido”, destaca o coordenador.

 

As medidas foram tomadas através de estudos realizados na região Sudeste, que entenderam que as crianças menores de cinco anos não têm o devido conhecimento do carnaval, logo, não ficam confortáveis com o ambiente. “As crianças estavam descontentes, tristes, chorando, ou dormindo”, informa Virgílio.

 

Aos que vão desfilar com escolas de samba é permitido a partir dos dez anos, e todos menores de 16 devem estar acompanhados por pais ou responsáveis e devidamente identificados através de crachás com fotos e nome completo dos participantes.

 

Virgílio também informa que nos trios elétricos é proibida a participação de menores de 18 anos. Crianças e adolescentes não podem participar “nem acompanhados dos pais”. O coordenador disse que a Liga das Escolas de Samba do Amapá tem atuado pela proteção dos pequenos e cumprindo rigorosamente as recomendações dos órgãos de segurança.

 

Durante a festividade, o ônibus do Juizado realizará o atendimento à população com a presença de conselheiros tutelares, que além de receberem os pais e pequenos, em casos específicos, podem levar as crianças de volta às suas residências.

 

Sobre ‘A Banda’, Virgílio reforça que a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade é crime e que o autor pode ser preso em flagrante. “Cuide do seu filho; é uma questão de responsabilidade”, concluiu Virgílio.

 


Deixe seu comentário


Publicidade