Casa da Justiça e Cidadania se torna referência em atendimento
Relatório de atendimento por usuário indica que em março foram realizados 2.786 atendimentos
A Casa de Justiça e Cidadania do Judiciário amapaense é uma rede integrada de serviços ao cidadão, com sede localizada no prédio da Rede SuperFácil, na zona sul de Macapá. Desde sua instalação, em 2010, a instituição atua em conjunto com as Justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral e realiza uma gama de serviços focados na proteção e celeridade dos direitos e ao acesso à Justiça e à cultura jurídica.
A Casa de Justiça e Cidadania tem a finalidade de proporcionar ao cidadão, especialmente aquele residente nos bairros periféricos, meios de inserção social e de resgate à dignidade, atuando de forma preventiva na geração de conflitos e identificando situações que demandam ação prioritária do Poder Judiciário.
A gerente Lucilene Miranda, explica que o espaço atende cerca de 90 pessoas por dia, entre atendimentos diretos e indiretos (informações para outras unidades judiciárias), sendo dois ou mais serviços efetivos por cada cidadão.
O relatório de atendimento por usuário indica que em março foram realizados 2.786; em abril 3.095; maio 3.333 e em junho 2.949. A Casa de Justiça e Cidadania também presta os relevantes serviços dos programas “Eu Existo: Registro Legal para o Preso” e o “Pai Presente”.
Mensalmente, a equipe se desloca para o presídio estadual com o objetivo de levar serviços de cidadania aos internos, como por exemplo: emissão de carteiras de identidade e profissional; registro de nascimento; cartão do SUS; reconhecimento de paternidade (programa Pai Presente); orientação de auxílio reclusão, além de outros serviços necessários ao reeducando.
“Todos esses atendimentos que a Casa de Justiça e Cidadania disponibiliza ao cidadão, garantem a dignidade das pessoas, a exemplo do que temos com o Centro de Referência Especial para a População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro São Lázaro.
Deixe seu comentário
Publicidade