Cidades

Castramóvel Itinerante atende cães machos, em Macapá

Os serviços ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã. Serão realizados 15 atendimentos por ordem de chegada


 

Cães machos são novo público-alvo do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá. Cirurgias de castração iniciam nesta segunda-feira (12) e seguem até a próxima sexta-feira (16), no Centro Comunitário Mestre Oscar, localizado na Alameda Sentinela Nortente, s/n, esquina com a Alameda Pérola Azulada, no bairro Ipê, na Zona Norte da cidade.

 

Os serviços ocorrem a partir das 8h da manhã. Serão realizados 15 atendimentos por ordem de chegada.

 

Para realização do procedimento, tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado; documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal, disponível no censonanimal.macapa.ap.gov.br.

 

Podem ser castrados cães com idade mínima de seis meses até cinco anos, com peso mínimo de dois quilos e meio. Em caso de animais vacinados com quaisquer imunizantes, podem ser operados após um mês da aplicação.

 

Os tutores conduzirão o animal em jejum sólido e líquido – no tempo mínimo de oito horas – para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios.

 

Após o resultado, caso esteja apto para procedimento, será operado no mesmo dia. Como parte dos requisitos obrigatórios, o responsável levará focinheira, guia reforçada e colar elizabetano.

 

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o tutor deve estar atento para alguns cuidados, como:

– Repouso do animal de 10 a 14 dias;

– Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;

– Limpeza dos pontos com solução fisiológica e rifocina para conter a entrada para microrganismos;

– Para os machos, é recomendado o uso do colar elizabetano, para controlar o movimento da cabeça e evitar lambedura excessiva e arranque de pontos;

– Ambiente familiar limpo para evitar que cães contraiam infecções no pós-operatório.

 

A direção orienta que tutores levem sacola plástica para recolher as fezes do animal.

 


Deixe seu comentário


Publicidade