Cidades

Categoria reclama do fechamento da Casa do Artesão

Situação pode ir até hoje, 10.


A Casa do Artesão, um dos principais pontos turísticos do Amapá, no Centro de Macapá, está fechada desde 30 de dezembro de 2015, segundo a Associação dos Artesãos do Amapá. A situação está provocando reclamações, tanto dos artesãos, que alegam prejuízos por não poderem comercializar os produtos, quanto de turistas que tentam visitar o espaço.

De acordo com a Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), o fechamento do espaço ocorrerá pelo menos até hoje, 10, para a realização do balanço das atividades de 2015. Segundo a presidente da associação, Claudia Penafort, há mais de um ano o local funciona em horário reduzido. Ela diz que com a falta de visitação, os prejuízos aumentaram.

“Desde o fim de 2014 a Casa do Artesão funciona somente das 9h até as 13h e, depois desse horário, muitos turistas que vêm visitar o ponto encontram as portas fechadas. Isso já era um prejuízo e agora, com este fechamento, a situação piorou para nós, que dependemos das vendas desses produtos. Assim fica difícil”, reclamou Cláudia.

A artesã Vera Lucia Carvalho, de 51 anos, diz que é a primeira vez que viu a Casa do Artesão fechar as portas para visitação. Ela conta que, ao perceber que poderia ter prejuízos, montou um ponto para vendas em frente ao prédio turístico.

“Comercializo meu produto aqui, mesmo com as portas fechadas, e garanto minhas vendas, além de oferecer o que os turistas procuram, já que com a casa fechada, ele praticamente faz uma viagem perdida. Mas penso nos colegas que expõem na casa, amargam prejuízos. Aqui é um espaço turístico, não pode ficar fechado, principalmente em época de férias”, lamentou.

O professor Otavio de Brito, de 34 anos, mora na cidade de Curitiba, no Paraná, e está visitando Macapá para a realização de uma pesquisa. Ele diz que pretendia conhecer a Casa do Artesão, mas encontrou o local fechado. “A cidade perde muito com essa falta de informação e espaços para visitas”, opinou.s


Deixe seu comentário


Publicidade