Cidades

CAU-AP promoverá evento de reforço ao protagonismo negro na arquitetura do estado

Programação reunirá lideranças nacionais da área para levantar importância histórica aos acadêmicos, debatendo o letramento racial, racismo estrutural e mentorias


 

Douglas Lima
Editor

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU-AP) promoverá o Primeiro Encontro de Profissionais e Acadêmicos da Arquitetura Negros do Amapá, nos dias 25 e 26, no Museu Sacaca, com o objetivo de destacar o protagonismo de arquitetos negros na construção do estado, através de debates sobre letramento racial, racismo estrutural e mentorias.

 

Ronaldo Carvalho, conselheiro do CAU-AP e que atua na coordenação técnica do evento, falou que na região Norte muitas edificações foram lideradas por profissionais negros, indo além da Fortaleza de São José. “É para pensar na memória da cidade. Teremos pessoas conhecidas, como Odailson Benjamin; a professora Ana Cláudia, do Ceará; João Gabriel, da Bahia; Hernesto Carvalho; a professora Mirian do UFPA”, disse Ronaldo em entrevista ao programa Togas e Becas (Diário FM 90,9).

 

 

O vice presidente do CAU-AP, Paulo José Ramos, complementou que o encontro vai reconhecer e combater o racismo, dizendo que muitos mestres de obras negras foram importantes, mas que são desconhecidos no mundo da arquitetura. “Não se conhece essa história. Temos o Mestre Júlio, que esteve à frente de muitos projetos; vamos trazer esse debate para a arquitetura negra e toda sua contribuição”, cravou.

 

Finalizando, Ronaldo adiantou que o que será produzido construirá uma discussão qualificada, pontuando o que pode ser utilizado para contribuir com a arquitetura do Brasil. “Vamos reconhecer que o racismo existe, precisamos falar através de dados. Essa discussão é aberta para todos, tem que permear toda a trama social”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade