Centro de Atendimento Intensivo passa a receber pacientes de COVID-19
Unidade foi equipada exclusivamente para prestar assistência aos casos graves da doença.
A unidade é equipada com aparelhos respiratórios, suporte de intubação e entre outros, para prestar assistência exclusiva aos casos graves da doença e funciona dentro do complexo de saúde do Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal).
“A medida oferece o melhor tratamento possível para os pacientes. A exclusividade do centro nos permite a dedicação integral no enfretamento da COVID-19”, disse superintendente de atenção à saúde do Estado, Alex Coimbra.
Estrutura
O governo entregou na primeira etapa do centro 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o isolamento hospitalar, todos equipados com:
- Aparelhos respiratórios
- Monitores multiparâmetros
- Ventiladores mecânicos
- Bombas de infusão
- Desfibrilador
- Instrumentos para procedimentos de emergência como intubações
Está prevista a abertura de mais 13 leitos, que também serão equipados para receber pacientes transferidos das unidades de pronto atendimento.
Fluxo de atendimento
Em caso de agravamento de pacientes diagnosticado com COVID-19, unidades de saúde urgência e emergência das redes estaduais e municipais poderão efetuar a transferência para o Centro de Atendimento Intensivo.
A entrada na unidade será somente dessa forma. O paciente não poderá ser lavado de forma espontânea. Esse fluxo de atendimento segue os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Já os casos positivos não agravados devem permanecer em o isolamento domiciliar. Caso o quadro clínico piore, o paciente precisa buscar apoio nas unidades de saúde urgência e emergência.
Profissionais
O Governo do Estado também reforçou a assistência exclusiva aos pacientes do centro, que conta com equipe multiprofissional entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos especialistas.
Os profissionais passaram por um aprimoramento do fluxo de atendimento aos pacientes, definição de condutas e o uso dos equipamentos de proteção individual para o serviço ofertado ao paciente.
Além disso, a equipe de linha de frente poderá ter um suporte com médico do trabalho, psicólogo e assistente social, que diretamente estarão orientando e realizando análise de riscos no sentido de prevenção a saúde e segurança dos profissionais.
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