Cidadania: Prefeitura de Macapá levanta bandeira do saber ler
Prefeito se emociona durante entrega dos certificados de alfabetização
Foi das mãos do prefeito Clécio Luís que a aposentada Severina Pires Machado, de 78 anos, recebeu o certificado de alfabetizada. A mesma emoção foi sentida nesta segunda-feira, 29, durante a entrega de certificados de mais de 200 alunos formados pelo Programa Município Alfabetizado: Um território livre do analfabetismo.
O encerramento da 1ª etapa rumo ao analfabetismo zero em Macapá reuniu autoridades, representantes do Movimento Sem Terra (MST) e familiares de homens e mulheres que fizeram parte de uma das 38 turmas formadas na capital e distritos do Bailique e Maruanum, onde associações de bairros, polos de assistência social e até residências se transformaram em verdadeiras salas de aulas durante oito meses.
Emocionado, o prefeito Clécio Luís disse que o momento é, sem dúvida, um dos mais bonitos e importantes de sua gestão. “Macapá sai na frente com uma meta ousada, que é livrar os nossos cidadãos do analfabetismo. Precisamos combater os índices que chegam a 9% da população, a maioria está na área urbana da capital. Queremos motivá-los a mudar de vida, assegurando cidadania. Educação é o caminho!”.
Um dos principais articuladores do projeto foi o senador Randolfe Rodrigues, que atuou junto às instituições nacionais e internacionais para auxiliar na implementação da iniciativa na capital. O parlamentar revelou-se orgulhoso pelo resultado coletivo que o programa atingiu. “Não existe idade para educação, vê-los motivados e incentivando outras pessoas ao mesmo caminho, me dá certeza de que estamos no rumo certo, de assegurar o direito do cidadão a ser alfabetizado. Só descansaremos quando Macapá for um território livre do analfabetismo”.
Cristina Vargas, do Setor de Educação do MST, pioneiro na luta contra o analfabetismo no país, declarou que alfabetizar é libertar o cidadão, dando a ele a oportunidade de ocupar espaços de direito. “Além de estarem vivendo um momento feliz, vocês estão tornando outras pessoas felizes por encorajá-las a ter a mesma atitude. Hoje vocês são um exemplo para toda a sociedade de Macapá”.
Séfora Rola, representante do Ministério Público do Amapá, e o vereador Eddy Clay parabenizaram os envolvidos no projeto e ressaltaram o compromisso da gestão com a sociedade, executando políticas públicas que proporcionam a dignidade de poder ler e escrever ao cidadão.
Deixe seu comentário
Publicidade