Cidades

Cidadão Digital: alunos concluem curso com clips e documentários

Na finalização dos trabalhos, os alunos concluíram dois clips musicais e dois documentários. A banda amapaense, O Sósia, foi retratada em dois clips, com apresentação da banda em um, e a história da formação contada pelo vocalista André Cantuária, em outro.


Preservação ambiental, cultura musical e estilo vida. Temas pertinentes que ambientaram os trabalhos de conclusão do curso de produção, captação e edição de vídeo, formação oferecida pelo Projeto Cidadão Digital, desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap),

O projeto tem como objetivo levar qualificação profissional especializada audiovisual. Nesta edição, a novidade foi que o treinamento foi aberto ao público e teve inscrições de vários Estados. A capacitação, que teve duração de um mês e meio, trabalhou com o programa Final Cut, considerado um dos melhores do mercado audiovisual e certificou 30 alunos em quatro turmas, na manhã desta terça-feira, 19.

IMG_8880Na finalização dos trabalhos, os alunos concluíram dois clips musicais e dois documentários. A banda amapaense, O Sósia, foi retratada em dois clips, com apresentação da banda em um, e a história da formação contada pelo vocalista André Cantuária, em outro.

Além dos clips, um dos documentários produzidos, chamado “Diário de um ciclista”, retrata o dia-dia de Manoel do Vale, que anda de bicicleta pelas ruas da cidade. Nesse material foram contadas várias histórias das andanças de Manoel, e a importância do ciclismo para a vida dele, além das dificuldades enfrentadas na mobilidade urbana.

Para a empresária e professora de educação física, Rayanne Rodrigues, foi uma experiência única. “Quem teve a oportunidade de participar do curso gratuitamente, ficou impressionado com o dinamismo dos professores. Saímos de lá, prontos para tudo o que há no mundo do audiovisual”, ressaltou.

A questão ambiental também foi retratada em um dos documentários, denominado “A Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecom)”, que fica no município de Santana. A reserva, criada com objetivo de desenvolver atividades e pesquisas no âmbito da educação ambiental, mostrou seus avanços e algumas dificuldades que ainda enfrenta para cuidar dos animais criados na reserva.

Para o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, a cada curso concluído é mais um avanço nas estratégias de políticas públicas do Governo do Estado: “Nossa meta, até o final do ano, é capacitar 200 pessoas, além da formação específica para servidores públicos”, pontua o gestor.

O curso foi ministrado pelos servidores Ronaldo Moura e Marcio Brasil. Na próxima semana, os clips e documentários produzidos pelos alunos estarão no canal do Prodap, no portal de vídeos Youtube.


Deixe seu comentário


Publicidade