Cidades
Clécio Luís destaca necessidade de manter a cidade limpa no inverto
Prefeito de Macapá alerta para o risco de proliferação de doenças por causa do lixo
Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 30, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o prefeito de Macapá, Clécio Luís, alertou para o risco da proliferação de doenças como dengue e chikungya durante o período de chuvas, e conclamou a população para manter limpos os quintais, as frentes, as laterais e os quintais das residências. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas, lamentavelmente, grande parcela da população não faz o dever de casa. É preciso que cada um faça a sua parte, para que possamos manter a cidade limpa e livre de doenças”, pediu.
De acordo com Clécio, a Prefeitura não tem dado tréguas à limpeza: “Estamos limpando novamente os canais, como fazemos ao longo dos três anos; são oito quilômetros de canal todo ano que estão sendo limpos, mas as pessoas têm que entender que cada um que produz seu lixo é responsável por ele; não podemos fazer churrasco e dividir o lixo com os outros; temos que acondicionar o lixo e colocar ao lado do muro, da cerca, para ser coletado. A população tem que limpar pelo menos a frente de sua casa. Já estamos começando a enfrentar o período invernoso, a coleta de lixo está impecável; o caminhão de lixo é um reloginho, mas, lamentavelmente, ainda vemos pessoas abrirem o vidro do carro e jogar lixo na rua, e até mesmo em suas próprias calçadas; isso é inadmissível”, reclamou.
A responsabilidade da limpeza das calçadas, segundo o prefeito, é da própria população: “Vamos continuar fazendo isso, mas quero pedir, primeiro, que não jogue lixo de nenhum tipo na rua; que cada pessoa limpe a frente da sua casa, porque a responsabilidade é do dono da casa, inclusive a calçada; isso, lamentavelmente ocorre com pessoas de todas as classes sociais, mas é preciso que haja mais consciência, principalmente com o risco de dengue, chikungunya, e, agora o zika vírus, que já teve um caso notificado em Macapá. Vamos limpar o quintal da casa, pois as doenças estão nos quintais; nós vamos enfrentar esse momento agora; vamos trabalhar muito, contar com a ajuda do Exercito, vamos prosseguir a nossa política de valorização dos gari e das nossas margaridas (as mulheres responsáveis pela limpeza pública), uma denominação lúdica que elas aceitam muito melhor”.
Parque Zoobotânico
O prefeito comentou, também, sobre os investimentos que estão sendo feitos no município: “Já avançamos muito, apesar da crise, das dificuldades financeiras, realizamos um trabalho de pavimentação das vias que em 25 anos não foi realizado ou foi realizado muito pouco, e vamos intensificar esse trabalho. São muitos os projetos aprovados, mas estamos dependendo da liberação de recursos por parte do governo federal; mesmo no inverno vamos continuar fazendo a correção asfáltica, a revitalização das praças, a exemplo da Veiga Cabral e da Floriano Peixoto. Não podemos deixar de destacar o Parque Zoobotânico, que está fechado a 20 anos, com nossos filhos privados de conhecer local. Nós conseguimos mostrar que a situação é diferente e o Ministério Público nos autorizou a fazer reparos e reabrir ao público enquanto os recursos para a revitalização completa e a ampliação sejam liberados. Se Deus quisar, até o próximo verão o parque será reaberto”, previu.
Deixe seu comentário
Publicidade