Cidades

Clécio Luís entrega geradores a escolas do Bailique

Moradores de Vila Progresso e Rosa de Saron também serão beneficiados 


O prefeito Clécio Luís fez a entrega de dois geradores à direção das escolas Vila Progresso e Rosa de Saron, localizadas no distrito do Bailique, distante aproximadamente 185 quilômetros de barco da sede de Macapá. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Mais Educação do Governo Federal e suprirão a necessidade de alunos, funcionários e moradores que padecem com as constantes falhas no sistema de energia que alimenta a comunidade.

Os problemas afetam diretamente o funcionamento das escolas, compromete a merenda destinada aos alunos, a higiene, uma vez que a bomba d’água não funciona por falta de energia, deixando sem água potável e impõe crianças e funcionários ao calor, influenciando na rotina da escola.

Clécio Luís frisou que a Prefeitura de Macapá tem atuado no distrito com investimentos que atendem prioritariamente os problemas enfrentados pelos moradores e tem avançado em setores como sistema de saúde, educação e mobilidade, tendo ainda que atender demandas do Estado: “Estamos fazendo o nosso trabalho e do Estado na comunidade. Não podemos deixar que continue ocorrendo prejuízos provocados pela deficiência que o sistema de energia tem causado às escolas municipais”.

A diretora da Escola Municipal Vila Progresso, Alda Monteiro, relatou que o gerador evitará a perda de alimentos, objetos e ajudará na captação da água. “Perdemos grande quantidade de merenda escolar. Não tem água gelada para servir as crianças. Sem contar com a perda de eletroeletrônicos utilizados na instituição”.

Em programações mais recentes promovidas na Escola Rosa de Saron, as quedas de energia estragaram alimentos e queimaram o freezer da instituição: “A chegada desse gerador na comunidade irá melhorar 100% a vida de todos. As quedas de energia são frequentes e isso prejudica o nosso trabalho. Ninguém consegue prestar um serviço de qualidade sem energia e sem água”.

Morando há 36 anos no Bailique, o agente distrital Ellison Amanajás informou que a comunidade chega a ficar 15 dias sem energia e, consequentemente, sem água: “Quando falta energia, vira um verdadeiro caos, nada funciona. Em nome dos demais moradores do arquipélago, eu agradeço o compromisso da prefeitura por assumir essas demandas e melhorar a vida de quem vive nessa região”.

O vereador Nelson Souza acompanhou a entrega dos equipamentos e colocou a câmara à disposição para ouvir, auxiliar e ajudar a comunidade no que for necessário: “Sabemos do empenho e do compromisso da prefeitura com as demandas do Bailique, e estamos dispostos a somar esforços para que mais benefícios sejam alcançados para a comunidade”.

Os geradores são da marca Branco de 6,5 e 7 KVA, funcionam a óleo diesel e custaram R$ 5 mil cada.


Deixe seu comentário


Publicidade