Clube de Engenharia pede que Lula autorize Petrobras a explorar Margem Equatorial
Para entidade, petróleo ainda tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país, a soberania energética e a melhoria da qualidade de vida
Cleber Barbosa
Da Redação
O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, enviou uma carta ao presidente Lula, defendendo a exploração e produção de petróleo, por parte da Petrobras, em águas profundas, na costa do Amapá, na Bacia da Foz do Amazonas.
“O Clube de Engenharia entende que o petróleo ainda tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país, para nossa soberania energética e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Temos uma matriz energética das mais limpas, com a contribuição das fontes fósseis representando somente 50%, frente à média mundial de 82%”, diz o documento.
No fim do mês passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou novo pedido da Petrobras para exploração de petróleo na Margem Equatorial, exigindo mais informações da estatal.
Na carta, Bogossian destaca “o fato de estar à frente deste processo a Petrobras, nossa estatal que ao longo de sua história demonstrou enorme excelência técnica e segurança operacional, notadamente no zelo para com o meio-ambiente”.
O presidente do Clube de Engenharia lembra “que a presença de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas promoverá o desenvolvimento geral da região Norte brasileira, com as instalações operacionais da Petrobras e de empresas de serviço, e garantirá a segurança energética do país que, sem novas descobertas, retornará à situação de importação de petróleo em menos de 14 anos”.
Deixe seu comentário
Publicidade