Cidades

Coleiras refletivas, saúde e conscientização ao bem-estar animal foram destaque em ações no Amapá

Entre as iniciativas estiveram o maior combate aos maus-tratos e atropelamentos, assim como a doação de rações e melhor tratamento aos animais


 

O Governo do Amapá promoveu mais ações de proteção e bem-estar animal durante 2024 em todos os municípios. Entre as iniciativas de reforço à promoção da qualidade de vida e do combate aos maus-tratos, foram realizados o lançamento da cartilha “Escola Amiga dos Animais”, a campanha “Eu Freio Para Animais”, a distribuição de coleiras refletivas para cachorros em estado de rua e doação de mais de 760 quilos de rações.

 

Promovidas pela Secretaria de Estado do Bem-estar Animal, as atividades realizadas em 2024 também mobilizaram mais de 1,1 mil pessoas entre Macapá e Santana na “Cãominhada”, que chamou a atenção para conscientização da saúde mental dos pets e a importância de denunciar casos de violência contra os animais domésticos. Além disso, a 1ª edição do “Pet dos Residenciais – Para Toda a Família” ofertou vacinação, orientações e distribuição de ‘kit pet’ para tutores dos habitacionais da capital.

 

 

As parcerias foram primordiais para o bom resultado do trabalho coordenado pela secretaria. Na maior feira de negócios da Amazônia, a 53ª Expofeira do Amapá, os pets tiveram um espaço para interação com o público, além de premiação para as fantasias mais elaboradas, que incentivou a economia criativa e a arrecadação de 700 kg de ração, doados para protetores e Organizações Não Governamentais (ONGs) de Macapá, Santana e Amapá.

 

Além disso, em conjunto com o Ministério Público do Amapá, foram arrecadados mais de 64 kg de ração, destinadas às famílias de animais que sofreram com as fortes chuvas do mês de fevereiro. A ação integrou, ainda, a Secretaria de Assistência Social (Seas), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Defesa Civil do Estado, que levou atendimento emergencial aos animais e tutores que foram afetados pela elevação do nível do rio Araguari em Ferreira Gomes e Porto Grande.

 

 

“Apesar de sermos uma secretaria nova e estarmos nos estruturando para atender com mais excelências a população e nosso público-alvo, concluímos que 2024 foi um ano positivo para a causa animal, com diversas ações realizadas que somam resultados satisfatórios, graças a união dos parceiros e a sensibilidade da população em apoiar a nossa luta”, conclui a secretária do Bem-estar Animal, Laudenice Monteiro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade