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Com investimento de R$ 1,1 bi, obra na BR-040 deve ser concluí

Trecho integra pacote de concessões anunciado pelo Governo Federal



 

Com investimento de R$ 1,1 bilhão, a Nova Subida da Serra (NSS) de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, que terá ainda o maior túnel do país – com 4,6 quilômetros de extensão – é uma das obras incluídas no plano de concessões do Governo Federal anunciado nesta terça-feira (9) pela presidente Dilma Rouseff. A previsão é que a obra, iniciada em 2013, seja concluída em outubro de 2016.

Somente na modernização de rodovias federais, incluindo duplicação e melhorias nas vias, serão aplicados R$ 66,1 bilhões de um total de R$ 198,4 bilhões, valor estimado pelo governo em investimentos por parte da iniciativa privada na infraestrutura logística do país. De acordo com a Concer, do total de R$ 1,1 bilhão, serão investidos pela concessionária que administra o trecho da rodovia entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG), aproximadamente R$ 300 milhões. O valor, de dezembro de 2014, se refere à parte que cabe contratualmente à empresa quando ganhou a concessão da rodovia.

Além da construção do maior túnel contínuo do Brasil e de uma pista de aproximadamente 20,7 quilômetros no trecho entre Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Petrópolis, em substituição à atual subida, também está prevista a duplicação de 15 quilômetros da atual pista de descida da Serra, mais moderna.

Aberta em 1928, a subida da Serra de Petrópolis está com a capacidade de tráfego esgotada devido à crescente circulação na rodovia, que recebe cerca de 20 mil veículos por dia. O projeto prevê, ainda, a construção de mais de 30 pontes e viadutos, 19 contenções de encostas e 24 programas ambientais.

Segundo a concessionária, em dois anos de execução, completados neste mês, as obras prosseguem conforme o planejamento, com a conclusão da nova Praça de Pedágio de Duque de Caxias, no Km 102, e os novos acessos a Xerém (distrito de Caxias); a duplicação de trechos da rodovia; construção e alargamento de 11 das 32 obras de artes especiais previstas no projeto; contenção de encostas; execução do conjunto de programas ambientais relacionados ao empreendimento; e a escavação do túnel, que está sendo aberto simultaneamente por quatro frentes.


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