Cidades

Comunidade quilombola é atendimento com serviços socioassistenciais

Atendimento


Durante a reinauguração da unidade básica de saúde Hilda IIléia Sant’anna Ramos, na comunidade quilombola do Curiaú, nesta sexta-feira, 13, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) levou serviços do Cadastro Único (Cadúnico) como inclusão e atualização de cadastro, recadastramento no programa Bolsa Família e também oficina de turbante para as mulheres da localidade.

A ação levou ainda informações sobre os serviços socioassistenciais oferecidos pelos seis centros de referência de assistência social (cras) do município de Macapá e ainda oficinas lúdicas e pinturas artísticas para as crianças. Segundo a titular da Semast, Suênia Bezerra, as ações em conjunto, onde se oferecem diversos serviços, são fundamentais para o fortalecimento da gestão e integração da população. “É uma oportunidade de estarmos mais próximos da comunidade e, principalmente, oferecer os serviços da assistência social”, destacou.
Rita Moraes, 30 anos, foi uma das mulheres que aproveitou a ação para se cadastrar no CadÚnico. “Quis vir para acompanhar a reinauguração da nossa nova UBS que ganhamos. Tenho um filho pequeno e é difícil para eu sair de casa, mas essa oportunidade de os técnicos do bolsa estarem aqui é ótima, tinha que aproveitar”, declarou a dona de casa.

Foram realizados 35 CadÚnicos e 25 atualizações do mesmo. Na oficina de turbante, a oficineira Marilene Silva ensinou mais de trinta mulheres fazerem os acessórios para a cabeça, e nas atividades lúdicas mais de 70 crianças participaram com a Cia. Grande Parte.

Durante a ação, mãe e filho se dividiram e puderam unir o útil ao agradável. Dona Sonia Ramos fez a oficina de turbante e o filho Davi Ramos, 9 anos, divertiu-se e incentivou os colegas a pintar o rosto. “Gosto muito de pintura e é melhor ainda na nossa pele, quero ser palhaço e já estou me preparando desde cedo”, contou empolgado.


Deixe seu comentário


Publicidade