Comunidades ribeirinhas da Vila Maranata ganham escola com painéis solares e internet, em Mazagão
Governo do Amapá entregou a Escola Estadual Osmundo Valente reformada, com novas salas, biblioteca, passarela e trapiche para os alunos que chegam pela Foz do Rio Ajuruxi
Nas margens da foz do Rio Ajuruxi está a Escola Estadual Osmundo Valente, em Mazagão, que foi totalmente reformada pelo Governo do Amapá. Lá chegam diariamente, cerca de 300 alunos, entre crianças e adolescentes da Vila Maranata e de comunidades vizinhas, boa parte vem de barco. O novo trapiche, passarela, salas, biblioteca, computadores, internet e energia solar representam um novo momento para o ensino da região.
Os espaços estão mais confortáveis, e a inclusão digital para a localidade foi uma das prioridades da gestão ao conduzir a reforma da instituição. Com a entrega de mais essa unidade, o governador Clécio Luís soma 13 escolas devolvidas para a população.
“Queremos ampliar horizontes, dar asas, fomentar sonhos e, principalmente, possibilitar mais conhecimentos. Quando morei na comunidade Maranata, me comprometi a buscar melhorias para esta população, que por tantas vezes foi esquecida pelo Governo. Já entregamos a reforma do anexo, e me traz muita felicidade poder voltar com mais uma escola entregue”, afirmou o governador Clécio, durante a inauguração no último sábado, 24.
Os painéis solares levam energia para a comunidade inteira, e foram conquistados a partir de uma articulação com o Governo Federal, a Prefeitura de Mazagão e a CEA Equatorial. A tecnologia também energiza a rede wi-fi da escola, que não possui senha e pode ser aproveitada por todos os moradores da localidade.
“Em abril, o Governo do Amapá já havia inaugurado um anexo da Escola Osmundo Valente, na comunidade da Vila Betel. Agora inauguramos a reforma do prédio principal, permitindo assim que todos os alunos possam estudar em lugares confortáveis, seguros e modernos”, afirmou a secretária adjunta da Educação, Edilene Abreu.
Já a sala de informática é um dos cinco espaços novos da escola, construída do zero para expandir a capacidade de estudantes por turno. Equipada em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), ela também servirá como polo para o curso de pedagogia da instituição.
Além da ampliação, a obra contemplou a reforma das passarelas, um novo trapiche, banheiros, telhados e reestruturação da rede elétrica. A escola fica localizada na Vila Maranata, e recebe estudantes de diversas comunidades do Rio Ajuruxi. O espaço foi inaugurado em festa pelos estudantes e profissionais, com apresentação de um coral e decorações típicas da região.
“A inauguração representa a valorização da comunidade e é uma conquista para a população ribeirinha. A escola é um ambiente importante para toda a comunidade, e poderemos fortalecer diversos projetos com a nova sala de informática”, contou a diretora da instituição, Raiana Oliveira.
Deixe seu comentário
Publicidade