Concursos de cabos e sargentos dos Bombeiros utilizará nota do Enem
Novidade visa maior transparência para o certame, além de redução de custos; durante evento, também foram entregues duas mil fardas para a corporação

Wallace Fonseca
Estagiário
O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 23, no espaço do Sebrae-AP, o edital com 150 vagas para concursos internos dos Cursos de Formação de Cabos e de Sargentos, do Corpo de Bombeiros Militar, o CBM-AP. Durante a ocasião, também foram entregues 2 mil kits de uniformes operacionais, sendo a maior entrega já realizada pelo estado. As fardas não eram fornecidas aos militares há quase 5 anos, devido a problemas financeiros e burocráticos.
“Hoje foi lançado o edital do curso de formação de cabos e formação de sargentos, são 150 vagas para o curso de sargentos e 100 para o curso de cabos. É uma inovação para esse ano é a realização do curso pelo Enem, então já tinha criada uma portaria ano começo do para que todos que estivessem na iminência de realizar e poder concorrer a esse concurso que realizassem sua inscrição que no futuro sairia e edital”, informou o coronel Veríssimo, do CBM-AP.
Sobre os motivos do uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio para o certame, Veríssimo informou: “Houve autorização do Governo, vamos lançar esse edital através do exame do enem para trazer uma maior transparência, além de gerar menos custos ao estado para realização do concurso. No início do ano mandamos uma equipe até o Inep em Brasília, para verificar como poderia ser feito isso. Então, já vem de lá a nota do Inep em ordem decrescente dos classificados no concurso”.
“Desde 2015 que não era entregue nenhum uniforme para a corporação, então houve um esforço do governo e da equipe dos bombeiros para que essa entrega fosse realizada. Vamos entregar dois uniformes para cada membro da corporação, isso faz com que eles se sintam valorizados e possam realizar seu serviço”, celebrou o coronel Veríssimo. Segundo o próprio CBM-AP, as novas fardas apresentam melhorias na costura, além de serem “mais bonitas”, conforme dito durante a apresentação dos modelos trajando os novos uniformes.
O evento contou com a presença das principais autoridades do CBM-AP e demais membros da corporação, além do secretário estadual de segurança pública, José Neto, representando o governador Clécio Luís. O preenchimento das vagas para os cursos de formação segue dois critérios: 40% pelo quesito de antiguidade e 60% através de prova intelectual, que agora utiliza a nota do Enem. Novidade nas instituições militares do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade