Cidades

Cooperação poderá revelar mapa geológico do Amapá

Governador Clécio Luís diz que tão logo estudos mostrem as potencialidades minerárias do estado, gestão vai procurar grandes empresas para explorarem riquezas presentes no subsolo amapaense


 

Douglas Lima
Editor

 

O Governo do Amapá e o Serviço Geológico do Brasil assinaram termo de cooperação técnica, nessa terça-feira, 25, com o objetivo de desenvolver amplo programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado, com temas como hidrologia, agro minerais, transição energética e prospecção mineral, entre outros.

 

A parceria também busca unir esforços para captação de recursos financeiros, especialmente do setor de óleo e gás, permitindo ao Serviço Geológico do Brasil desenvolver projetos de pesquisas, testes e estudos.

 

 

Na mesma cerimônia, acontecida no Palácio do Setentrião, foi assinado Protocolo de Intenções para revisão do Plano Estadual de Mineração do Amapá. Além do governador Clécio Luís e outras autoridades, bem como representantes do setor, estiveram presentes o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, e o secretário estadual da mineração, Jotávio Gomes.

 

 

O governador Clécio garantiu que tão logo o Serviço Geológico do Brasil conclua os seus estudos, revelando as potencialidades minerárias do Amapá, a gestão vai procurar grandes mineradoras para explorarem as riquezas presentes no subsolo do estado.

 

 

Inácio Melo, por sua vez, observou as condições geográficas e geopolíticas do Amapá, apontando-as como favoráveis para ações importantes que gerem emprego, renda e sustentabilidade. Ele ressaltou que a intenção da cooperação é utilizar a Geociência como suporte às ações do setor de mineração do estado.

 

 

Chico Nogueira, que preside a Confederação Nacional das Cooperativas Minerais, também presente no evento, analisou que os estudos a serem feitos pelo Serviço Geológico, com as informações reveladas, darão segurança jurídica e de investimentos ao setor no Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade