Cidades

Coordenador da Sala Nacional de Combate ao Aedes chega ao Amapá

Para Rodrigo Frutuoso, os municípios precisam reforçar as ações, assim como no primeiro semestre


A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, recebeu o coordenador da Sala Nacional de Situação, Rodrigo Frutuoso, que veio acompanhar a reunião de balanço das ações de combate ao Aedes aegypti, desenvolvidas pelos municípios no primeiro semestre deste ano no Estado, nos dias 29 e 30. O coordenador cumpre agenda durante toda a semana no Amapá.

Dentre os assuntos levantados durante o encontro, o teste da vacina contra a dengue, em análise de pesquisa em dois municípios do Estado do Ceará, a estruturação dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública para diagnóstico do Zika Vírus, além das ações desenvolvidas ao longo dos seis primeiros meses no Amapá.

Para Rodrigo Frutuoso, os municípios precisam reforçar as ações, assim como no primeiro semestre, principalmente no período de estiagem. “Neste momento considerado seco e de baixa transmissão, é ideal que os municípios intensifiquem as ações, pois não tem chuvas e é possível ser mais efetivo na eliminação dos criadouros”, informou.

Rodrigo informou também que se, no período de baixa transmissão o trabalho for intenso, quando as chuvas chegarem não existirão criadouros disponíveis. “Isso vai ocasionar um impacto muito grande na redução da transmissão da doença em todo o Estado”, afirmou.

Assim como em todo o país, o Amapá também apresentou redução nos casos de dengue e chikungunya em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) mostram que, de acordo com a 32ª semana epidemiológica, as notificações de dengue reduziram em 35%, enquanto que nos casos de chikungunya a queda foi de 90%.
A secretária Renilda Costa aponta as ações coordenadas pela Sala Estadual de Situação, que norteiam os municípios no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, como fundamentais, porém o compromisso da população também foi essencial para o êxito.

“Este é o resultado do trabalho em conjunto, não só da saúde, mas de todos os setores públicos e principalmente de cada cidadão que atendeu ao nosso pedido e entendeu que a luta é de todos”, finalizou a secretária Renilda Costa.


Deixe seu comentário


Publicidade