Cidades

Corpo de Bombeiros registra oito quedas de árvores durante temporal em Macapá

Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado alerta para novos episódios de chuvas com média intensidade na madrugada desta quinta para sexta-feira, 4


 

Na madrugada desta quinta-feira, 3, fortes chuvas e rajadas de vento atingiram a Região Metropolitana de Macapá, que engloba a capital e os municípios de Santana e Mazagão. Durante o período, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá registrou a ocorrência de oito árvores que caíram em diversos pontos.

 

Segundo o boletim meteorológico do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), novos episódios de chuvas com média intensidade estão previstos na madrugada de quinta para sexta-feira, 4, em Porto Grande, Ferreira Gomes e Região Metropolitana de Macapá.

 

 

“O Corpo de Bombeiros deu apoio imediato e absoluto à Defesa Civil Municipal para cortar e retirar dos locais as árvores caídas. Apesar da chuva intensa, não foram registrados alagamentos e alguns focos de incêndios que estavam ativos nos municípios por conta da estiagem foram apagados”, afirma o comandante do CBM do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo.

 

A população deve ficar atenta às previsões do tempo para as regiões afetadas, uma vez que essas informações podem ajudar no planejamento e preparação em caso de sinistro.

 

 

“A parte mais intensa das chuvas se concentrou entre os limites de Macapá e Santana, com mais de 80 milímetros. Deste valor, 60 foi apenas na capital, principalmente na Zona Sul. As pancadas de chuva registradas nesta madrugada se devem ao efeito ‘La Nina’, além das configurações de vento do nosso sistema climático. Podemos registrar, na madrugada de amanhã, mais eventos como os que aconteceram nesta quinta-feira”, informa o meteorologista do Iepa, Jeferson Vilhena.

 

Fique atento:

  • Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
  • Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
  • Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
  • Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois pode haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico;
  • Em casa, durante fenômenos, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, pois há o risco de quedas e descargas elétricas.

 

Caso necessário, solicite ajuda nos seguintes números:

  • 193 – Corpo de Bombeiros do Amapá;
  • 190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

 


Deixe seu comentário


Publicidade