CSA investe em novo sistema de filtros da Estação de Tratamento de Água de Laranjal do Jari
Mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas na cidade com os investimentos de mais de R$ 1 milhão na reabilitação da estrutura que atende ao sistema
As operações de água da zona urbana de Laranjal do Jari, no sul do estado, são atendidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que recebeu mais de R$1 milhão e 200 mil em investimentos da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) em todo o seu sistema de filtros. O trabalho traz mais qualidade e eficiência na prestação de serviços e compõe o plano de recuperação de todas as unidades recebidas pela empresa no processo de concessão.
A ETA é responsável por receber a água captada, tratar o produto de acordo com os parâmetros de saúde previstos e distribuir para os mais de 6 mil clientes ligados à rede de abastecimento no município. Atualmente, a ETA de Laranjal tem capacidade de produção de 180 litros por segundo.
No processo de reforma, diversas equipes atuaram e os serviços foram divididos em quatro áreas:
1- Reabilitação dos floculadores – utilizados no tratamento de água e efluentes para aumentar a eficiência de remoção de partículas suspensas;
2- Reabilitação dos decantadores – mecanismo utilizado para separar substâncias sólidas de líquidos ou líquidos de diferentes densidades;
3- Reabilitação dos filtros – com substituição de16 comportas e 16 válvulas no sistema, troca de todo 80 toneladas de material filtrante, bem como o processo de impermeabilização de toda a área para garantir eficiência desta etapa do tratamento de água que é distribuída da cidade.
4- Pintura e reforma da área – que compõem os procedimentos de reabilitação estrutural das unidades.
Investimentos
Os investimentos para atualização de equipamentos e modernização dos processos de tratamento em todas as ETAs do Amapá são prioridade para a concessionária desde o início das operações, em julho de 2022. Para isso, foi construído um plano emergencial de trabalho para a recuperação dos principais ativos operacionais, implantação de um sistema de gestão comercial funcional, além de mobilização e treinamento de pessoal.
Obras de grande porte já foram entregues, como a Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, o sistema isolado que atende à região da Fazendinha, o novo e mais seguro sistema de cloração que substituiu o uso de cloro gás dentro da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM), construção de um novo reservatório de 800 mil litros em Pedra Branca do Amapari, modernização do parque de equipamentos em todos os municípios, execução da nova rede adutora que interliga a zona norte da capital ao sistema central de abastecimento, revitalização dos laboratórios responsáveis pelo controle de qualidade da água, novas agências de atendimento em Macapá e Santana, entre outros.
“O trabalho realizado por nossas equipes trará modernização no sistema de filtração de água da ETA de Laranjal do Jari e a eficiência de sua distribuição em toda rede que atendemos na cidade. É um reforço do nosso compromisso com a população do Amapá”, concluiu Mário César, gerente de Engenharia da CSA.
Deixe seu comentário
Publicidade