Cidades

CTMac vai exigir cumprimento de horários e itinerários de ônib

Companhia de trânsito levantou principais queixas de passageiros



O cumprimento de horários e itinerários de ônibus de Macapá será fiscalizado com mais rigor pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). A operação foi definida em reunião entre a instituição e representantes das cinco empresas de transporte público que operam na capital. Os dois alvos estão entre as principais reclamações de passageiros, segundo levantamento da companhia. Além destes, estão a falta de estrutura física adequada e a falta de manutenção nos elevadores de acessibilidade.

O diretor de transportes da CTMac, Eliton Chaves Franco, disse que há mais de seis meses não é realizada uma fiscalização nas empresas de transporte coletivo. Segundo ele, a fiscalização nas empresas serão retomadas neste mês. “Vamos retomar esse serviço e acompanhar de perto as condições em que esses veículos estão indo para as ruas”, disse.

Segundo Chaves, as reclamações dos usurários são direcionadas para as cinco empresas que atuam em Macapá, e reconhece que a frota de ônibus, composta atualmente por 196 ônibus, ainda é insuficiente para a população usuária do serviço, que atualmente é de 90 mil passageiros. “A frota é antiga e precisa de ajustes frequentes. Precisamos substituir os ônibus mais antigos. Por isso vamos realizar uma nova licitação para a contratação de empresas”, prometeu.

Licitação
A CTMac ainda não tem data definida para o lançamento da nova licitação. Segundo o diretor, o processo ainda passa por reformulação. Em novembro de 2014, uma audiência na Justiça garantiu à prefeitura o direito à promoção de novas licitações para contratação de empresas de ônibus para Macapá.

Desde 2012, um acordo judicial impedia a realização de licitações para a contratação de novas companhias de transporte coletivo, pelo prazo de 10 anos. O acordo foi firmado após as três empresas contratadas, à época, ingressarem com ações contra o Município por causa de supostas dívidas que contabilizariam mais de R$ 8 milhões.

A CTMac informou que ainda não realizou a busca por empresas de ônibus, mas avaliará a possibilidade de novas contratações ou permanência das atuais. A partir de 2015, projetos antes impedidos por causa do entrave nas licitações serão permitidos para execução.


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