Cidades

Cultura amapaense mostra força no cenário brasileiro

O primeiro do país com 41 delegados


Liderando o ranking em número de delegados aptos a concorrerem à etapa nacional, com 41 delegados, o Amapá mais uma vez sai na frente no Fórum Nacional de Cultura, onde acontece o primeiro processo de eleição do Conselho Nacional de Politica Cultural (CNPC) no Rio de Janeiro-Funarte.

Os demais fóruns nacionais setoriais serão realizados nos seguintes estados, com a participação das seguintes setoriais: Fóruns nacionais setoriais de moda, design, arquitetura e urbanismo, patrimônio material e arquivos, em Brasília (DF), de 17 a 20 de novembro de 2015; fóruns nacionais setoriais de cultura popular, artesanato, patrimônio imaterial, cultura afro brasileira e GT Indígena, entre 24 e 29 de novembro de 2015 em Serra Talhada (PE).

A delegação amapaense viajou no dia 10 de novembro com 19 delegados, concorrendo com sete cadeiras (circo, dança, literatura, teatro, arte digital, arte visual e música). Desses, foram eleitos cinco titulares e seis suplentes. Os eleitos foram: Circo – Alice Araújo + Sandro Brito e Jones Barsou (suplentes); Dança – Antônio Gilberto (suplente); Literatura – Almeida Júnior; Teatro – Mauro Santos + Alan Douglas (suplente); Arte digital – Dércio Damasceno e Paulo Zab (dois titulares); música – Cássia Monteiro (suplente).
O presidente do Conselho de Cultura (Consec, João Porfírio Freitas Cardoso “Popó”, animado pelo resultado obtido pelos delegados eleitos no primeiro processo de eleição na cidade do Rio de Janeiro fala que “em menos de quatro meses em que os atuais conselheiros foram empossados, vem se trabalhando para construir uma política pública para a cultura do nosso estado, e esta construção passa pela criação das setoriais, o chamamento dos produtores culturais, as escutas dos segmentos, pelas macrorregiões; viajamos aos municípios e ouvimos a demanda da classe artística, além das plenárias para a construção dos conselhos, do Plano e Fundos Municipais de Cultura e outras atividades importantes para a consolidação do setor no estado”.


Deixe seu comentário


Publicidade