De forma gratuita, acompanhamento nutricional é ofertado em todas as UBSs de Macapá
Serviço busca melhorar o padrão alimentar da população em todas as fases da vida
A Prefeitura de Macapá oferece um serviço de nutrição em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. São mais de 70 nutricionistas, que avaliam o perfil nutricional da população em todas as fases da vida: gestante, infância e a terceira idade.
O objetivo do atendimento é melhorar o padrão alimentar da população. O agendamento para o acompanhamento nutricional pode ser feito diretamente na UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para marcar a consulta, é necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os nutricionistas, assim como os demais profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar, são fundamentais para a Atenção Básica municipal, sendo responsáveis por identificar situações de risco relacionadas à alimentação, como baixo peso, sobrepeso ou outros problemas nutricionais.
Segundo Olga Monteiro, chefe do Departamento de Nutrição da secretaria municipal de Saúde (Semsa), o atendimento é essencial, pois promove a educação em saúde alimentar e a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida.
“O serviço é oferecido tanto pelos atendimentos individuais nas UBSs quanto em ações realizadas nas comunidades e mutirões em toda Macapá. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao acompanhamento nutricional e garantir que mais pessoas possam se beneficiar desse cuidado”, disse.
O direito à alimentação saudável, assim como à saúde, é garantido pela Constituição brasileira e pela Lei nº 8.080, de 1990, que estabelece o Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de nutrição nas UBSs de Macapá, portanto, oferece benefícios na promoção da saúde da população.
Esse cuidado nutricional também se estende aos grupos populacionais específicos como diabéticos, hipertensos, gestantes, pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e Pessoas com Deficiência (PCD).
O programa de suplementação de micronutrientes (vitamina A, E ferro) para crianças menores de 5 anos, também faz parte da agenda de ações voltadas à segurança alimentar de Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade