Cidades

Defensores públicos prestigiam celebração do Dia do Advogado

Na sede da OAB


Defensores públicos do Amapá participaram nessa terça-feira, 11, da programação comemorativa do Dia do Advogado, que ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP) no estado. A celebração iniciou com um café da manhã e reuniu profissionais da classe e autoridades. Na celebração, o defensor geral do Estado, Horácio Magalhães, destacou o fortalecimento da profissão no Amapá e também avaliou os serviços oferecidos pela Defensoria Pública do Estado (Defenap) à população de baixa renda.

“Temos um efetivo de 135 advogados distribuídos entre defensores de ponta, chefes de núcleo entre outras funções. Isso faz com que a defensoria atue em todo o Estado. Só na capital são entre 120 a 150 atendimentos por dia. Isso mostra o quanto esse trabalho tem sido árduo para oferecer a assistência jurídica gratuita a quem precisa”, destacou o defensor geral.

Horácio confirmou, também, que o Governo do Estado está trabalhando na finalização do edital do concurso público para a instituição, que irá oferecer 30 vagas para o cargo de defensor: “Estamos concluindo esse edital e a nossa previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2016. Essa será uma oportunidade aos colegas advogados que queiram investir numa carreira pública”.
O subdefensor do Estado, Eduardo Tavares, ressaltou que o Dia do Advogado é uma data para refletir sobre o papel deste profissional na vida do cidadão: “Nós somos os advogados públicos, que assim como os demais colegas, somos responsáveis em resolver, defender e garantir que o indivíduo goze dos direitos e também cumpra seus deveres como a legislação determina”.

Para o presidente da OAB, Paulo Campelo, celebrar a data é resgatar as vitórias da classe e comemorar a democracia plena e a liberdade: “Essa união de interesses que temos fortalece a instituição e a advocacia. Hoje, o cidadão se sente representado e isso é a nossa maior satisfação. Celebramos no nosso dia a construção de valores éticos e morais que são essenciais para o exercício da profissão”.

A programação seguiu com a retirada das grades no portão de entrada da sede da OAB e se estenderá até domingo, 16, com seminários, festividades e competições esportivas.


Deixe seu comentário


Publicidade