Cidades

Definido público prioritário para a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional

O modelo atual vale até 2032 e será emitido na Rede Super Fácil ou postos avançados da Polícia Científica até o dia 25 de junho


 

O Governo do Amapá avança na implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Já foram entregues 140 kits de equipamentos, com scanner, coletor de assinatura, leitor biométrico, webcam e notebook. Agora foi definido o público que será contemplado, com o novo documento.

 

Para minimizar eventuais problemas, como irregularidades no CPF, o Amapá irá priorizar pessoas que nunca tiraram o RG, ou seja, crianças ou adultos com CPF válido. Ainda terão prioridade pedidos emergenciais, de acordo com critérios estabelecidos na legislação. Outra atitude, para evitar tumulto no início da emissão, será o agendamento do atendimento no portal de serviços do Governo do Amapá.

 

 

O diretor-geral da Polícia Científica do Amapá (PCA), Marcos Aurélio Ferreira, disse que essa é uma das fases finais do processo, antes da emissão da nova versão. “O documento possui um único número de validação em todo o território nacional, o CPF. Dessa forma, processos serão facilitados e, principalmente, serão evitadas falsificações. O RG atual tem validade oficial até 2032, sendo assim, não é preciso ter pressa em solicitar o novo modelo ou a segunda via do antigo”, destacou Góes.

 

Paralisação da emissão do RG atual

A emissão do atual RG, cujo modelo continua em vigência, ocorrerá até o dia 25 de junho, próxima terça-feira, em todas as unidades do Sistema Super Fácil e nos postos avançados da Polícia Científica (nos municípios).

 

No período de 26 de junho a 12 de julho, todas as unidades do Super Fácil não irão emitir carteira de identidade. Em caráter de urgência, a PCA emitirá o RG, em sua sede na Zona Norte de Macapá, até o dia 5 de julho, somente para casos emergenciais que atendam os critérios legais.

 

 

“É importante esclarecer à população que não há motivo para correria, o Governo do Amapá se planejou para fazer a transição para o novo RG de forma organizada e gradativa, para melhor assistir e atender os cidadãos”, destacou a diretora-geral do SIAC-Super Fácil, Renata Apostolo.

 

Durante os dias de paralisação, os órgãos envolvidos na implementação da nova CIN, entre eles o Super Fácil, Polícia Cientifica e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), atuarão em outras etapas do processo. Haverá adequações físicas, instalação de equipamentos e sistemas, testes, treinamentos práticos e a migração de mais de um milhão de dados dos cidadãos, para o novo software.

 


Deixe seu comentário


Publicidade