Cidades

Depois de construir abrigos, Setap inicia reforma de terminais

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) conclui nos próximos dias as reformas dos terminais do Brasil Novo, Marabaixo, Congós e Zerão.


As obras fazem parte dos investimentos realizados desde setembro de 2015, quando passou a viger a nova tarifa urbana e assinado acordo entre as empresas de ônibus e a Prefeitura de Macapá.

Pelo acordo, as empresas assumiram arcar com as reformas de todos os terminais de ônibus nos bairros de Macapá e construção de 20 novos abrigos de ônibus em locais determinados pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). Todos os 20 novos abrigos já foram construídos, sendo 12 na Zona Norte e 8 na Zona Sul. 

 A próxima etapa era a reforma dos terminais, previsto para serem entregues em abril. No final do ano passado, a CTMac encaminhou o projeto de reforma dos terminais bem como as especificações técnicas para que todos sejam feitos no mesmo padrão. Em alguns casos, o Setap aguarda também a indicação dos terrenos onde deverá construir os novos terminais.

 Também está em curso a implantação de um sistema de monitoramento por GPS (gerenciado pela Prefeitura) para monitorar a regularidade da frota. Outra conquista são os cursos de capacitação de todos os trabalhadores rodoviários através de parceria com o Sest/Senat. 

 Até maio de 2016, Macapá será a capital brasileira com a frota mais nova de ônibus do País, compromisso assumido pela Prefeitura de Macapá e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap). Atualmente, entre urbanos e rodoviários, a idade média dos ônibus brasileiros é de 9 anos e 2 meses, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. A frota amapaense ficará abaixo dos 5 anos. Além disso, até maio do próximo ano, 100% da frota estarão adaptados para cadeirantes. 

 Entre 2012 e 2015, 98 ônibus novos foram postos em circulação em Macapá. Somente em 2015 foram 33, dentre eles veículos articulados, com ar condicionado, GPS e wifi. Até maio, serão colocados mais 80 ônibus. Alguns veículos deveriam chegar até dezembro mas diante da crise da indústria automobilística em todo o Brasil, o prazo foi dilatado, a exemplo das principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá, Décio Melo, reconhece que o prazo não foi cumprido, mas explica que a aquisição de ônibus é um longo processo que inclui a habilitação das empresas junto aos agentes financeiros, e uma verdadeira romaria junto a fabricantes que possam entregar os veículos no prazo estabelecido. Várias empresas entraram em férias coletivas, com a recessão do setor, o que atrapalhou a aquisição dos veículos. Para compensar essa dilatação do prazo, aos 33 já postos em circulação, serão colocados outros 80, totalizando 113 veículos novos, mais de 60% da frota atual. Os veículos virão com rede w ifi (acesso a Internet móvel) e botão de pânico (dispositivo para evitar assaltos).

 Mesmo com o reajuste tarifário ocorrido em setembro, Macapá continua tendo uma das tarifas mais baratas do Brasil e abaixo da média nacional, que é de R$ 2,82.


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